30.3.10



PLANO B
Sexta, 02 de Abril 23h
Concertos de Youthless + Lululemon
DJ Set Mr Esgar
Sala Palco

24.3.10

o grande salto

22.3.10

dandy

fine and dandy
giclée print - edição de 5 exemplares, assinados e numerados
o meu trabalho para a colectiva Dandy na Dama Aflita


Sobre a exposição:

Já não se fala muito do Dandy: a palavra sugere outros tempos, implicando que passou de moda – um paradoxo, sem dúvida (como pode um Dandy passar de moda?) –, mas talvez se possa concluir o oposto: que o Dandy venceu e que, na nossa sociedade, toda a gente é, ou aspira a ser, um. No entanto, isso também não é bem verdade: para se ser um Dandy, não basta uma preocupação por roupas, pelo corpo ou por cremes para a cara; um Dandy não é um metrossexual. Aquilo que distingue um do outro é o que separa um vulgar arruaceiro de um artista marcial: uma certa elegância espiritual, uma certa postura intelectual. O Dandy tem uma filosofia, uma política, embora raramente o reconheça e muitas vezes o negue.

É costume ouvir-se nas notícias que fulano de tal – apesar de ter roubado a empresa, enganado os clientes, acumulado conflitos de interesse, traído a mulher, fugido para o estrangeiro – lá bem no fundo até é boa pessoa. É a mesma coisa que dizer que não se deve julgar as pessoas pelas aparências. Mas quando é que uma coisa deixa de ser uma aparência e passa a ser verdade – e não serão as aparências, na sua variedade, outras tantas verdades? Oscar Wilde dizia que só as pessoas superficiais não julgavam pelas aparências, acrescentando que o mistério do mundo reside nas no que é aparente e não no que é essencial. O Dandy é alguém que julga o mundo pelas aparências. O aspecto do Dandy é o símbolo da sua mobilidade social; não interessa onde nasceu, não interessa quanto dinheiro tem; apenas aquilo que parece. É esta a politica transgressora do Dandy.

Espiritualmente, o Dandy usa o discurso da mesma maneira que se veste: não conta anedotas – que no fundo são apenas fórmulas genéricas, historietas pronto-a-vestir – mas reage em segundos a qualquer situação, resumindo-a num aforismo, desmontando-a num aparte. Socialmente, aterra sempre de pé, e tal como um gato, antes mesmo de chegar ao chão já recompôs a sua postura entediada. Adapta-se a qualquer ocasião, superando-a, tornando-a enfadonha por comparação a si mesmo. O objectivo do Dandy é, de certo modo, o seu próprio tédio. Surpreende, nunca se surpreendendo.

MÁRIO MOURA (texto da exposição)

Autores participantes

Afonso Cruz (pt), Ana Torrie (pt), André Alves (pt), André Lemos (pt), Andrea Gomez (col), Bruno Pereira (pt), Carlos Pinheiro (pt), Craig Atkinson (uk), El-Ed (arg), Esgar Acelerado (pt), Filipe Abranches (pt), Francisco Eduardo (pt),Gémeo Luís (pt), Isabel Carvalho (por Cristiana Pinto e Patrícia Guerra) (pt), João Fazenda (pt), João Maio Pinto (pt), Jordi Ferreiro (es), José Feitor (pt), Júlio Dolbeth (pt), Leonor Zamith (pt), Luis Dourado (pt), Luis Urculo (es), Marco Mendes (pt), Mário Vitória (pt), Marta Madureira (pt), Marta Monteiro (pt), Maxi Luchini (arg), Miguel Arias (usa), Nuno Sousa (pt), Paulo Patrício (pt), Pedro Lino (pt), Pedro Zamith (pt), Ricardo Abreu (pt), Rita Carvalho (pt), Rômolo(br), Rui Vitorino Santos (pt), Rosa Baptista (pt), Salão Coboi (pt), Sam Baron (fr), Serge Against Bourg (pt), Teresa Camara Pestana (pt), Tiago Albuquerque (pt).


Dama Aflita
Rua da Picaria, 84
4050-477, Porto

Horários
Segunda a sábado, 15h às 19h
Fora do horário, por marcação.

Contactos
T: +351 927 203 858


16.3.10

sessão pública de leitura - sexta, dia 19, às 21h30 na biblioteca de vila do conde

o workshop de tradução de poesia da literature across frontiers que decorre agora em vila do conde terminará com uma leitura de parte dos poemas traduzidos pelos poetas participantes. às 21h30 de sexta-feira dia 19 de março, com entrada livre, o público poderá conhecer/reconhecer os poetas: arvis viguls (da letónia), ivan strpka (da eslováquia), petr borkovec (da república checa), sonata paliulyte (da lituânia), mais daniel jonas, jorge melícias, luís filipe cristóvão, maria sousa e nuno brito (todos de portugal).
a sessão será apresentada por alexandra büchler, directora da literature across frontiers, e valter hugo mãe.

14.3.10


The Unshaved Beasts
Sexta 19 - 23h
Démodé, Caldas da Raínha


The Human Beasts
Sábado 20 - 23h
Café Concerto, Torres Novas

No próximo fim de semana estarei a passar discos no centro do país com os meus amigos Themoteo Suspiro e El Mariachi. Duas noites de garage rock, sixties beat, billy e algum soul a puxar por um pézinho de dança. Se as coisas correrem como este último sábado no Cinema Paraíso, em Leiria, a festa está garantida!...

12.3.10

1.º Workshop de tradução de poesia da Literature Across Frontiers em Portugal

1.º Workshop de tradução de poesia da Literature Across Frontiers em Portugal acontece na próxima semana em Vila do Conde.

conferência de imprensa sexta-feira, dia 12 de março, às 12h15 na Biblioteca Municipal José Régio, Vila do Conde, com a Sr.ª Vereadora da Cultura, Drª Elisa Ferraz, e o escritor valter hugo mãe

A importante e dinâmica organização Literature Across Frontiers (LAF) organizou já dezenas de workshops de tradução de poesia por toda a Europa, procurando reunir num mesmo espaço poetas ainda jovens de línguas menos óbvias que, com a plataforma comum do inglês, se traduzam mutuamente, numa partilha de experiências que resulta em parcerias e edições que alteram, lentamente, o modo como se divulga a poesia hoje.

Pela primeira vez, um workshop destes ocorre em Portugal, tendo sido encontrado na Câmara Municipal de Vila do Conde o parceiro ideal para o acolhimento da iniciativa, pelo empenho de Alexandra Büchler, que encabeça a LAF, e do poeta valter hugo mãe, já convidado, no âmbito deste programa, para semelhante workshop na Lituânia.

O workshop decorre entre os dias 15 e 19 de Março, e traz a Vila do Conde, além de Alexandra Büchler, os poetas Arvis Viguls, da Letónia, Ivan Strpka, da Eslováquia, Petr Borkovec, da República Checa e Sonata Paliulyte, da Lituânia, que se juntam aos portugueses Daniel Jonas, Jorge Melícias, Luís Filipe Cristóvão, Maria Sousa e Nuno Brito. valter hugo mãe estará presente apenas para apoio logístico.

Na sexta-feira, 19 de Março, o workshop terminará apresentando uma sessão, de entrada livre, com leituras nas diversas línguas de poemas objecto de tradução em Vila do Conde, possibilitando também o confronto e o acesso do público em geral aos convidados. Esta sessão acontecerá na Biblioteca Municipal José Régio às 21h30.

Agradecemos a divulgação.

Para qualquer esclarecimento, pode ser contactada a Biblioteca Municipal José Régio (252 240 040).

11.3.10

agenda

março

quinta 11 - apresentação no porto de livro do josé eduardo agualusa, biblioteca almeida garret, 21h30

sexta 12, 21h30 - sessão com gabriela pinheiro acerca de «a máquina de fazer espanhóis» na livraria leitura do bom sucesso, porto, entrada livre

sábado 13, 21h - casa das artes de famalicão. homenageado no âmbito do famafest, recebendo a pena de camilo.

domingo 14 a sábado 20 - workshop da literature across frontiers em vila do conde

domingo 14, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

domingo 21, 17h - sessão com josé rui teixeira e vhm na fnac do norte shopping

domingo 21, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

terça 23, 18h30 - sessão na livraria bulhosa de campo de ourique, lisboa

quarta 24, 18h - sessão na livraria bulhosa de entrecampos, lisboa

sábado 27, 17h - no dolce vita do dragão, sessão de homenagem a sebastião alba. mesa redonda com vhm, luís adriano carlos e o irmão do poeta, jorge carneiro gonçalves.

domingo 28, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

terça 30 - apresentação do último livro de niccolò ammaniti, «como deus manda», a sair pela bertrand, na embaixada de itália em lisboa

abril

domingo 04, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

quarta 07 - primeira sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «myra», de maria velho da costa

quinta 15 - convidado de ana paula arnaud, na comunidade de leitores da livraria almedina, de coimbra

domingo 11, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 17 a 20 - lev/matosinhos, literatura em viagem

domingo 18, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

quarta 21 - segunda sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «leite derramado» de chico buarque

sexta 23 - madrid, la noche de los libros, 18h, biblioteca nacional de madrid, apresentado por juan sebastián cárdenas

domingo 25, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 28 a 2 - nova iorque, pen world voices festival

maio

domingo 02, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

quarta 05 - terceira sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «ilusão (ou o que quiserem)» de luísa costa gomes

de 06 a 08 - sevilha, primeiro curso internacional sobre a obra de josé saramago, universidade de sevilha

domingo 09, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

sábado 15, 21h30 - participação na feira do livro de ponte da barca

domingo 16, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

terça 18 - quarta sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «somos o esquecimento que seremos» de héctor habad faciolince

de 20 a 25 - caracas, venezuela

domingo 23, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 27 a 30 - feira do livro do funchal

domingo 30, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

junho

quarta 02 - quinta sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «a ofensa» de ricardo menéndez salmón

domingo 06, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 10 a 19 - hong kong, china

domingo 13, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

domingo 20, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

domingo 27, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

9.3.10

ai que caraças. estou mesmo assim

3.3.10

the music machine

sexta-feira, 5 de março
mr. esgar is...
"the music machine"
dj set
v5 - porto
rua mártires da liberdade
a partir das 23.30 até às 4.00h