4.1.05

a verdadeira história de jesus

é um livro de e. p. sanders e conta-nos, numa perspectiva estritamente histórica, quem foi - ou se pensa ter sido - esse homem chamado jesus. podemos acreditar mais ou menos na veracidade dos seus ensinamentos e dos feitos que se lhe atribuem, mas não se pode negar que existiu tal homem, ocupado com amar a todos e esperançado em salvar o mundo. a mim impressiona-me tamanha vontade. ser cristão, parece-me, não precisa ser mais do que respeitar este homem que nos desejou o melhor. eventualmente, acreditar em alguns milagres, que se contam em várias vozes com sintonias brilhantes e difíceis de inventar por maldade ou diversão, ajuda um pouco, mas a história - que sanders conta com pormenorizada paciência e toda a possível precisão - é em absoluto uma das mais belas que se podem contar.
a edição é da editorial notícias. a capa está deslumbrante com um retrato de cristo, mas a ficha técnica esquece-se de nos dizer o autor. é pena

2 comentários:

  1. Estou curioso por ler esse livro, mas ainda não arranjei tempo. O título do livro em português, contudo, tem um problema básico, que atraiçoa o próprio autor. Chamar ao livro "A verdadeira história de Jesus" é enganar as pessoas, pois não é possível ninguém saber a sua verdadeira história. Na melhor das hipóteses é possível fazer "a verdadeira história do que se sabe sobre Jesus".

    ResponderEliminar
  2. jesus é mais uma criação dos maquiavélicos laboratórios Glaxo!

    TENDE CUIDADO PEQUENADA! O FIM DO MUNDO ESTÀ À VISTA!

    ResponderEliminar