11.4.07

também fui aluno de uma universidade privada que deu uma certa barraca, a universidade moderna que, a dada altura se viu catapultada para os jornais por uma miríade de histórias mal contadas (e que para sempre ficaram mal explicadas ao público em geral) que envolviam uns mercedes e outras coisas mais. para mim, e para os meus colegas, isso serviu para que nos olhassem de canto, desconfiados da validade dos nossos diplomas como se chegássemos de mercedes novos todas as semanas. esse estigma não se apagou. muitos anos depois, dizer que tirei o curso na universidade moderna ainda dá direito a ouvir umas bocas foleiras, por mais que muita gente se queira convencer de que já não é coisa de que as pessoas se lembrem.
o que está a acontecer com a universidade independente é muito pior, porque com a moderna nunca esteve em causa a qualidade dos cursos. por este motivo, acredito que quem está licenciado por aquela instituição, e à semelhança do que se passa com quem se licenciou pela moderna, sofrerá longamente as consequências do que acontece agora. como acredito que ficarão melhor os que, agora, possam ir acabar os cursos noutras instituições e obter um diploma com uma tutela diferente.
por estas e por outras, estando em causa a credibilidade profissional de milhares de pessoas, não compreendo o silêncio de sua excelência o primeiro-ministro licenciado em engenharia civil. toda e qualquer coisa que possa prejudicar, mais ainda, a imagem da universidade independente no que respeita à qualidade académica tem de ser sumariamente erradicada. e, por isso, o primeiro-ministro deveria dar o exemplo, atempadamente mostrando e provando a toda a gente que se licenciou com mérito dentro da mais estrita legalidade e assim não permitir que se levante muito tempo a ideia de que alguém ali poderá ter adquirido um diploma por razões obscuras

2 comentários:

  1. também fiz um dos cursos na moderna e confirmo que o estigma existe.
    quem vai sofrer serão os alunos, que ao que parece não vão ver os seus direitos protegidos pelo ex-colega...

    ResponderEliminar
  2. não fiz nenhum curso na moderna, mas acredito que esse estigma persista.
    ainda há muitos preconceitos...

    se todos tivessemos estudado na moderna, as pessoas não teriam criado esse estigma.
    só quando conhecemos a realidade; quando acontece com a própria pessoa é que se pensa de forma diferente.
    e isto aplica-se a todos os preconceitos e estigmas que existem...
    infelizmente, parece que é assim que acontece.

    ResponderEliminar