13.7.07

ciclo de mini-espectáculos da censura prévia - isabel lhano e valter hugo mãe, junho de 2007

vou embora. eu sei que volto, porque tudo me prende a esta mulher, e a decisão de partir não a tomei de ânimo leve. é muito fácil pensar que a estou a trair, porque seguramente estarei com muitos outros corpos buscando aquele estranho afecto entre desconhecidos que me é essencial. é fácil pensar que a luxúria me domina e que é pelo sabor imediato da traição que vou embora. mas não é verdade tal coisa. esta mulher é tudo para mim. vejam-na dedicada, como sempre, nos afazeres da nossa casa. pacífica. criando em seu redor uma esfera de dignidade inquebrável. vejam como apura cada gesto. cada objecto que toca definitivamente saciado por existir e se não houvesse mais ninguém no mundo, esta mulher bastaria para o preencher e fazer sentir exultante de plenitude. é uma mulher com tamanhos interiores capazes de albergar a criação, a génese de toda a natureza como uma função mais que divina, uma função perfeita.
através dela, se repararem bem, podem ver mais adiante, mais adiante no tempo, como se o futuro do amor estivesse garantido no seu coração. eu também quero ver. vejo-a todos os dias e tento chegar a esse conhecimento raro do que será o futuro do nosso amor e por vezes parece-me tão nítido nos seus olhos. e ela diz, dou-te os meus olhos, são duas pedras de água à espera da tua sede. eu também quero ver, respondo-lhe. e ela pode depositar a cabeça no meu peito como se me oferecesse os olhos assim.
vou embora, sei que cruelmente, como não pode deixar de ser. vou sair sem aviso, abandonando cada coisa no lugar de sempre como se voltasse depois de um café, cinco minutos, nada mais. mas não voltarei tão depressa. ficarei muitos anos afastado e quando vier serei só reconhecível pela mesma necessidade de sempre e pelo amor eterno que lhe tenho. e continuarei à espera de também ver o que pode ver. esse futuro implacável onde, para sempre e sem quebras, pertenceremos um ao outro, dominando a necessidade animal de marcar outras pessoas.
é um afecto estranho esse o dos desconhecidos. e estranhas são as marcas com que ficam depois de nos conhecerem. como estranho é também que julguem constantemente que não ficam marcados e que não se perceberá, na manhã seguinte, o jogo de sentimentos em que se arriscaram. eu sinto como ficam alterados. desenvolvendo protuberâncias nos corpos como reacções alérgicas à monogamia. desenvolvendo os corpos como euforia pela traição. e assim se mostram como calejados para a ambiguidade da vida e julgam que se mantêm unos por ingenuidade ou fantasia. alguns, precisam de tempo para admitirem que também querem ver. ver esse futuro adiante onde se reconheçam calmos do animal que são e se consumam de tamanhos interiores capazes de criações mais do que divinas. como esta mulher.
esta mulher não vai dar conta da minha ausência, ainda que por anos não me toque. vai ver-me sempre muito perto, no futuro, para o momento impressionante do meu regresso e para não nos separarmos mais. ficará assim, a cuidar da casa ininterruptamente, como se ininterruptamente a casa precisasse dela, que é uma maneira que terá de não precisar de mais nada. de não precisar de mim

5 comentários:

  1. era para escrever : 'tão bonito', mas seria dizer tão pouco...o silêncio faz o seu trabalho.
    comoveste-me.


    francisca
    (porque já percebi que não adoras 'anónimos', e eu, para ser sincera, também não entendi ainda muito bem para que se escondem atrás dessa palavra). =)

    ResponderEliminar
  2. E como é que o público interagiu?
    Há quem se tenha sentido desconfortável...
    Marco

    ResponderEliminar
  3. ainda não vos tinha dito mas, na altura, fiquei sublimada. ;)
    continua de pé meu convite.

    ResponderEliminar
  4. obrigado pelo texto publicado aqui..."é um afecto estranho esse o dos desconhecidos".

    ResponderEliminar
  5. Deveras belo. Delicado, porém com uma estranheza pungente, que incomoda. Leitura deliciosa.

    Obrigada.

    ResponderEliminar