9.10.09

luís filipe cristóvão

ainda sem título e sem editora definida para o novo livro em que anda a trabalhar, luís filipe cristóvão faz-me chegar às mãos um poema belíssimo que quero muito partilhar convosco. um poema em que sabemos do quanto anda a escrever bem e em que lembramos armando silva carvalho, um poeta aqui do nosso amor, um grande poeta.

*
Louvor e Simplificação de Armando Silva Carvalho

Já não vou escrever uma rosa na janela fechada
que são os teus olhos a querer adormecer junto ao
parque verde da cidade, nem vou ser o novo grande
poeta que tu um dia esperaste que eu fosse:
este poema não é meteorológico mas eu consigo
adivinhar o vento e a chuva todas as manhãs,
tal como conheço os críticos e sei que não sirvo
para gatinhar noutra casa que não seja a do teu coração.

Até tu já adivinhas as tantas coisas que faço
para te inventar um sorriso, e tão fácil me parece
quando o consigo, tanto quanto foi nascer assim,
fora de mão, e para o resto do sempre ter os pés
à margem dos caminhos das certezas. Sim, reconheço:
sou um poeta sem qualidades para os líricos do meu tempo
e só a minha utopia não lamenta as tantas palavras
que desconheço para me dizer de um outro lado.
Não alcancei o fingimento, não sei se vou ou não por aí,
tenho a liberdade livre dos aldeões pacientes,
o sossego de poder acordar junto de ti.

Não exijo mais nada, como te disse,
adivinhei a maneira certa de adormecer
com o barulho aterrador das águas.

5 comentários:

  1. Luís tem na sua poesia a lírica e a política casada na prosa consumada. Parabéns

    Luciana Kamel

    ResponderEliminar
  2. Sem querer levantar qualquer tipo de questão extemporânea, lembro que já existe um poema de José do Carmo Francisco (in Leme de Luz, de 1993 - edição «Sol XXI Poesia»; http://aspirinab.com/jose-do-carmo-francisco/louvor-e-simplificacao-de-armando-silva-carvalho/ ) com este mesmo título.
    Acrescento q sou amigo de ambos os autores.

    ResponderEliminar
  3. Nada de novo. Tudo muito gasto e trivial! Oh valter "um poema belíssimo"? Por favor...

    Paulo Miguel Ramos

    ResponderEliminar
  4. achei bonito, sim, mas nada por aí além... e não o atiraria às urtigas como o Paulo Ramos.

    ResponderEliminar
  5. Como a vida nos leva a pensar nas pessoas, principalmente, quando elas vão sem deixar recado. Marta Rocha...

    ResponderEliminar