6.12.09

francisco ribeiro - desiderata, a junção do bem


isto para vos dizer que está à venda o primeiro cd a solo de francisco ribeiro, intitulado «desiderata, a junção do bem». o francisco ribeiro é este senhor cantor, músico, compositor, que fez parte da formação inicial dos madredeus (a formação que fez história e teve génio), saindo em 1996 para se envolver na gravação do excelente trabalho «os poetas» e depois se dedicar a completar a sua formação musical em londres.
pois este maravilhoso «pregão» junta-o magnificamente à diva teresa e posso dizer-vos que foi das canções que mais ouvi na vida, que mais me acompanharam e, claro, que mais imitei ou tentei imitar.
«desiderata, a junção do bem» é uma panorâmica das capacidades de francisco ribeiro, feita da lírica que lhe foi sempre notória, acentuando a erudição com a dolência afadistada mais o arabesco tão bem conseguido.
este é um disco português feito do mundo inteiro. é um disco que soa português mas que integra agilmente o mundo inteiro, numa mescla fascinante do erudito com o jazzístico ou o quase étnico.
convidando josé peixoto para a guitarra acústica e a orquestra nacional do porto (sob direcção de mark stephenson) para o resto dos instrumentos, o disco vive muito das vozes de tanya tagaq (que gravou com bjork, por exemplo), filipa pais, natália casanova, josé perdigão e do próprio francisco ribeiro.
francisco ribeiro é um tesouro nacional. este trabalho é uma expressão de maturidade, não só do artista que o assina mas de toda a música portuguesa que alcança, assim, mais uma vez, um momento raro de profunda beleza.

2 comentários:

  1. Pela descrição e pelos nomes envolvidos, promete.

    ResponderEliminar
  2. Valter Hugo Mãe, faz um favor...não dá para disponibilizar o poema por ti lido em Paredes de Coura? Ando num frintanço completo por ouvi-lo de novo. pedirei muito?

    beijinhos*

    ResponderEliminar