9.10.09

obama nobel da paz

eis uma notícia pela qual não esperava e que me alegra de mais.
tem dois sentidos este mérito:
primeiro, o de reconhecer em obama o sonho pelo aparentemente impossível, manifestamente ajudando a humanidade a dar um passo adiante de preconceitos e a investir novamente numa esperança mais fraterna e claramente menos bélica;
segundo, o de responsabilizar obama por este mesmo sentimento, exigindo que se mantenha coerente com os valores que defendeu e em que nos fez crer. este nobel é um modo de dizer que ainda estamos convictos de que, com óbvias limitações, pode mudar o mundo.
eu, como todos os portugueses, não votei obama, mas hoje, uma vez mais, o meu candidato ganhou. que ganhe com isto força para corrigir as suas iniquidades e americanices e sirva, de facto, como exemplo maior num mundo em que falta mesmo alguém capaz de ser herói.
ok, entendo, o meu candidato obama continua a ser sobretudo um candidato, porque continuamos sobretudo à espera. mas, a votar nele como o mundo anda a votar, é possível que o mandato comece de uma vez por todas e as alterações (boas) se façam finalmente sentir

3 comentários:

  1. Sinto precisamente o mesmo que o valter. Tenho esperança no futuro; num futuro com pessoas como Obama em posições de destaque. Estou convicta de que, como bem o diz, com óbvias limitações, Obama pode ajudar a fazer deste um mundo melhor.
    Um abraço para o valter.

    ResponderEliminar
  2. E eu que leio e repenso o que sinto a respeito... Gosto do Obama e nele deposito a fé de um mundo que pode ainda mudar, basta os que mandem seres mais humanos, lúcidos de alma, generosos nos seus pareceres. Obama é disso um grande exemplo, de nobres princípios e atitudes saudáveis num mundo que tanto delas é escasso mas... ele é apenas um recente presidente, americano uma vez mais... E o que é feito do reconhecimento dado a tantos que lutam por este mundo todo em favor da Paz? Porque não trazer à luz os mais desconhecidos, porque não dar mérito a esforços contínuos de tantos rostos? Obama já o é e os outros que deveria SER?!?Soa-me a injustiça... precipitação...americanice... E gosto muito dele, claro está.

    ResponderEliminar
  3. em relação ao nobel e ao obama... sim, claro que sim. sim a tudo... e muito. (quando soube o resultado das eleições estava eu de férias em qualquer-coisa-da-beira, tinha um amigo em londres e sem sabermos, escrevemos postais um ao outro a dar os parabéns e a fazer a festa de uma vitória que nem nossa era... isto é uma parolice, claro, mas é também esperança.)
    ainda assim o que de melhor tens no texto é aquela tirada absolutamente fantástica do "exemplo maior num mundo em que falta mesmo alguém capaz de ser herói". é incrível o efeito que faz em nós – e sobretudo à nossa capacidade de intervir e acreditar – a permanente exposição à desilusão, à promessa não cumprida, ao idealismo traído e à falsidade. acredita que não sou uma pessoa naturalmente pessimista nem quero dissecar o desencanto que sinto mais vezes do que sou capaz de admitir, mas há uns anos tive a oportunidade de falar durante cinco segundos com o xanana gusmão. a única coisa que fui capaz de articular foi: “obrigada por ser um herói”. depois dei-lhe dois beijos e abracei-o e acho que um dos seguranças teve de me vir arrancar ao pescoço do pobre homem. o que quero dizer é que acho impressionante como podemos ficar tão carentes de inspiração, mas mais impressionante ainda é o facto de muitos milhares de milhões de nós já terem atingido o ponto de impermeabilidade a qualquer espécie de inspiração ou esperança.

    ResponderEliminar