10.10.07

radiohead - in rainbows

os radiohead nunca fariam um disco profundamente mau, ao menos não para já, quero crer. mas é verdade que o disco de hoje, dez de outubro, capaz de mudar o modo como se estrutura a indústria musical, não é um momento particularmente inspirado do grupo que tantos de nós aprenderam a glorificar. tudo é muito reconhecível, a produção é irritantemente típica do grupo, chegando a uma sonoridade que equipara qualquer tema a uma sobra de álbuns anteriores. de facto, esse será o grande defeito, o não haver uma mínima percepção de novidade, apresentando-se de ponta à outra como mais do mesmo.
longe vai o tempo em que depois do choque de «ok computer» se renovaram em boa parte com «kid a» e depois mais ainda como «amnesiac». um disco com «hail to the thief» já fazia prever que a banda entraria num mesmismo, perdendo a onda mais conceptual e voltando em grande medida a um raciocínio mais convencional e, se calhar, preguiçoso. este disco, com toda a pompa mediática de ser talvez uma porta para o futuro da indústria musical é, no entanto, conservador e nada arriscado. parece assim coisa de quem já mostrou ser capaz mas não teve muito tempo para ser capaz outra vez, embora não esteja mal - não sei se me faço entender.

2 comentários:

  1. Tens alguma razão, mas estás demasiado preso às tuas próprias expectativas em relação à banda. Os Radiohead assumiram-se sempre como uma banda pop que incorporou outras vertentes ao seu som, não como um projecto conceptual que se "popizando" com o tempo. "Kid A" e "Amnesiac", que até foram gravados em simultâneo, deveriam ser vistos como um spin-off do grupo, não como a corrente criativa principal.
    Eu até fiquei aliviado quando ouvi "Hail to the thief", que achei um bom regresso à forma; "In rainbows" parece-me um álbum certo e em boa altura. E à primeira audição, "All i need" e "Reckoning" são monumentais.
    Só mais uma coisa, piolhoso! Não me digas que julgas um álbum destes com uma audição à pressa, depois de ouvir um disco aos saltos no próprio dia em que sai. Se não dás tempo a um disco como "In rainbows" para respirar, o que é que querias? Telenovelas?

    ResponderEliminar
  2. alexandre, seu mongo, tu é que és um ingora, porque estas músicas andam a circular há mais de um ano em gravações ao vivo. já as conheço bem, na maioria... ai ai. eu digo-te as telenovelas

    ResponderEliminar