9.10.08

antónio lobo antunes

hoje vão anunciar o vencedor do prémio nobel de literatura. se não for o antónio lobo antunes, já todos sabemos que é um outro escritor manifestamente pior do que ele.
eu ainda quero acreditar que a academia é capaz de entender que o mérito do saramago não retira o mérito do lobo antunes. a língua portuguesa tem de ter esta dignificação. e frustra-me que já não se aponte o nome português nas listas dos favoritos.
pois eu borro-me nas listas todas de favoritos que não ponham o antónio lobo antunes à cabeça. nem o nobel fica a ganhar se um autor assim passar, como já passaram outros, sem a sua distinção. bahhh para o nobel

7 comentários:

  1. Assino por baixo do que escreves neste post. O António Lobo Antunes é um Senhor. Um Senhor Escritor. Merece ser reconhecido internacionalmente como tal, apesar de ele dizer que se está a marimbar para Prémios, Fotografias e Entrevistas. Acredito que esteja, mas nós, que o lemos, sublinhamos e citamos, merecemos que este Prémio lhe seja atribuído!
    Quanto a ti, este teu livro está na minha lista de "os a comprar"...estou à espera que a crise abrande e do meu aniversário!

    ResponderEliminar
  2. Duvido que seja Lobo Antunes apesar de também achar que ele é um dos mais sérios ignorados das listas de favoritos. Julgo que Pynchon será o escolhido, aquele comentário sobre o afastamento cultural dos EUA foi puramente para desviar atenções. Como o próprio Saramago diz, não haverá outro Nobel da Literatura português enquanto ele for vivo. Somos um país demasiado pequeno para ter duas medalhas daquelas no mesmo solo, ainda que, a de Saramago esteja em Espanha.

    By the way, ouvi dizer que te ofereceram um livro ontem à noite, se procurares nas últimas páginas está por lá um conto meu...

    Cheers

    ResponderEliminar
  3. o antunes nunca há-de ganhar aquilo. as academias não são conhecidas pela ginástica mental e o antunes é demasiado genial para aquelas criaturas. não o compreendem nem compreenderão, só isso.
    carlos marques

    ResponderEliminar
  4. Isso mesmo... bahhh para o Nobel.

    ResponderEliminar
  5. Para vocês, que livro de antónio lobo antunes aconselhariam, como o que para um desconhecido da sua obra fosse apenas a única oportunidade de o vir a conhecer?
    obrigado de antemão pela partilha
    sara

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o comentário do Carlos Marques. E devo dizer que o prêmio para o Saramago não tirou as chances somente dos portugueses, mas dos brasileiros também, se bem que os melhores candidatos daqui já morreram :))

    ResponderEliminar
  7. Sara, eu como conheço melhor a obra de início da carreira dele aconselho Os Cús de Judas ou o Memória de Elefante.

    Na verdade os dois, até devia ser proibido serem lidos em separado.

    Cheers

    P.S.:Se passares no meu site podes encontrar uma análise desses livros e também do Manual dos Inquisidores.

    ResponderEliminar