28.5.09

mundo cão ao vivo no theatro circo. sábado dia 6 de junho às 22 horas. para apreciadores de rock espertos

agenda - maio / junho

m a i o


dia 28, quinta-feira, 21h30, encontro de poetas de vila do conde
org. bilioteca municipal de josé régio. mesa redonda comigo, luandino vieira e rosa alice branco.

dia 29, sexta-feira, 21h30, apresentação de «o processo», v.n.famalicão, centro de estudos camilianos
apresentação do filme «o processo», de orson welles, baseado na obra de kafka.

dia 30, sábado, 17h00, feira do livro do porto, com manuel jorge marmelo

conversa informal com vhm e manuel jorge marmelo.

dia 31, domingo, 19h, feira do livro de lagoa
conversa informal na biblioteca de lagoa, algarve
.
.
.
junho

dia 05, sexta-feira, 15h, feira do livro de arouca
conversa informal, incidindo especialmente na edição dos livros para crianças

dia 05, sexta-feira, 21h, feira do livro do porto
sessão de autógrafos

27.5.09

tom waits e adolfo luxúria canibal



coffee and cigarettes...
tom waits em conversa com adolfo luxúria canibal.

ilustração para o blitz - algures por volta de 2005. o original, acrílico sobre papel (cerca de 40x40cm), está à venda para a angariação de fundos para sustentar o autor durante o mês de agosto na américa do norte. potenciais interessados, o endereço de email está aí ao lado.

fica bem em qualquer parede!

26.5.09


capa para 12" EP do projecto le chien perdu
lançado pela karat records

god 'less america - 047

24.5.09

god 'less america - 046

22.5.09

caramba, falar do star traque tem suscitado os mais animados comentários anónimos que eu, magnificamente, não permito que se publiquem. poupem-me. se querem insultar a minha liberdade de expressão com fascínios infantis por um filme de merda, ao menos ponham a cara à frente que eu não estou para aturar covardes

21.5.09

20.5.09





19.5.09

god 'less america - 043

star traque

não sei por que raio me apanho ainda a ver destas coisas, mas fui ao star trek e saí de lá com menos cinco euros de frustração. de facto, não havia grandes razões para que esperasse ver um bom filme, mas o hype é do caraças e nós funcionamos - mesmo sem querer - com os hypes, como se fosse o estupor de um vírus duns porcos malvados. enfim.
o argumento básico e, como sempre, irrita mesmo é com aquelas coisas de filme para putos, que normalmente não se interessam pelos pormenores e atentam apenas no tamanho e na destreza das armas dos heróis. ora bem.

um.
há uma cena em que os mongos da enterprise precisam de aterrar numa plataforma esvoaçante que tem fogo no rabo e vêem-se aflitinhos para ali caírem de pára-quedas, vindos de um vai e vem daqueles pequeninos tipo bote de salva-vidas. um deles, prova de que o esforço é grande, até morre assim que chega à plataforma, porque não se segura e vai direitinho ao fogo no rabo e esturrica geral. ora, o que é espantoso é que, subitamente, quando em stress é necessário, os mongos sobreviventes falam para a nave e solicitam ser teletransportados. tunga. e vão parar direitinhos ao conforto da enterprise. depois, para a gente se rir, o spock diz, eu agora vou lá ao planeta dos spockianos porque quero salvar os meus pais e blá blá blá. e põe-se a jeito e é teletransportado para onde quer. foda-se. então não era preciso um pára-quedas e o perigo de morte de ir parar ao fogo no rabo e essa cena??? ai que caraças. então porque não teletransportaram logo os primeiros mongos para a porcaria da plataforma impedindo que um deles esturricasse e tudo?
ah, já sei, é que o rabo de fogo interferia com as cenas da nave e não dava para o truque. ou, por outro lado, é muito giro isto passar-se num ano estrelar não sei quantos mas depois, quando aquece, há que voltar a usar o corpinho e a força bruta como se fosse um rocky balboa a salvar o mundo.

dois.
o kirk, que é aparvalhado mas intuitivamente o maior, é mandado para um planeta qualquer todo gelado e vê-se ali sozinho, exilado. de repente, uns bichos mesmo muito muito zangados querem-no ferrar sem piedade e ele corre uns bocadinhos. aparece uma gruta mesmo a jeito, mete-se lá dentro e zás, o spock aparece com uma tocha e afugenta o monstro que tem muita garganta mas medo de um fósforo. agora, o interessante é que o spock é o spock futuro. o spock já com oitenta anos, e não o mesmo que ficara na nave e que expulsara kirk para o exilo. confusos? pois. quando o exilam, assim tipo, atirado para o espaço à sorte, ele tinha que ir dar logo logo ao lugar onde o futuro do spock penava como um grunho numa caverna gelada. caraigo. que tiro de sorte. e o spock, que diz coisas muito impressionantes, declara, há ali um lugar onde está um tipo que vai inventar a velocidade warp, mas ainda não sabe, e se a gente chegar lá ele põe uma nave a andar e tu podes voltar à enterprise e blá blá blá.

três.
saem os dois da caverna e vão ao encontro dessa cena e o caminho já nem parece longo, nem há monstros a chatear. que sorte. afinal aquilo é só frio, já não é muito perigoso. e quando chegam ao abrigo, está lá um totó que é inteligente mas não sabe, refastelado e com luz eléctrica e tudo. e a gente pensa, se o spock sabia daquela cena, por que raio estava numa gruta de gelo com uma fogueirinha pre-histórica a arder? hummm. deve gostar de ter o cu frio.

quatro
o spock mostra ao totó a equação que o totó inventou (???? quê? - pois, exacto, o totó inventou, mas precisa de ser o spock a vir do futuro para lhe dizer qual é - assim também eu) e lá se arranja uma navezita que serve para o resto do filme continuar nesta treta infantil com orçamento de gente grande.

olhem, querem saber que mais? esta coisa de menosprezarem o público achando que oferecerem um espectáculo de luz já basta, é nojenta. este filme, na verdade, só faz sentido para quem gostar de espectáculos de fogo de artifício, porque de resto é uma inanidade. devia ser projectado nas nuvens em noite de são joão. enquanto a gente come um gelado, os mongos davam o litro a fazerem de burros no céu

18.5.09

17.5.09

16.5.09

god 'less america - 041

quinto encontro de poesia de vila do conde - 28 e 29 de maio

Biblioteca Municipal José Régio

28 Quinta-feira
ENCONTRO DE POETAS COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO
José Rui Teixeira
Escolas Secundárias José Régio e Afonso Sanches

21h30, Biblioteca Municipal
TODO O ESCRITOR É UM POETA?
Com Luandino Vieira, valter hugo mãe, Carlos Quiroga e Rosa Alice Branco


29 Sexta-feira
Distribuição de poemas na Feira Semanal

ENCONTRO DE POETAS COM ALUNOS DO ENSINO SECUNDÁRIO
- Catarina Costa e Jorge Melícias
Escolas Secundárias José Régio e Afonso Sanches

21h00, Biblioteca Municipal
EU, POETA, ME APRESENTO
Com os poetas João Rios, Pedro Gil Pedro e Jorge Melícias

22h30, Biblioteca Municipal
EVOCAÇÃO DE EDGAR ALLAN POE
Leitura encenada de O CORVO de Edgar Allan Poe por Marcello La Fontana, com música de Eduardo Patriarca


30 Sábado – 10h30, Praça Vasco da Gama
Visita guiada a Vila do Conde – Rotas d’ Escritas
Inscrição prévia na Biblioteca Municipal

15h30, Centro Ciência Viva
CHÁ, CIÊNCIA E POESIA EM TERRAS DE MARESIA...
Com a autora Ana Luísa Amaral

21h30, Centro de Memória
RECITAL DE POESIA
Com Vítor Norte e João Lagarto


Durante o Encontro será projectado na Biblioteca Municipal o trabalho Cântico Negro da autoria de Hélder Magalhães


25 a 31, Biblioteca Municipal
EXPOSIÇÃO: ANTÓNIO BOTTO

15.5.09

14.5.09

god 'less america - 039

lisboa, porto, braga. aquela coisa perfeita. caramba

ó palerma, chega-te aí para o lado, ou pensas que isto é tudo para sentar o gado. anda. já estou farto dessa perna a roçar na minha como quem não quer a coisa. vai atirar-te ao caraças. o teu charme não dá nem para o tesão do mijo. e bato. sou machista e bato, estás a ouvir. toca a mexer para o outro lado

isabel lhano, «nós»

13.5.09

12.5.09

god 'less america - 037

«Una piedra», poema de Ben Clark



«Esta piedra es pequeña como algunas palabras,
y tiene partes suaves, lisas, como la infancia,
y otras que casi hieren, como algunos silencios.

De esta piedra guardamos casi el mismo recurdo:
para ti es comparable con la idea de Ausencia;
miras la piedra y piensas que no es nada.»

.
.
.
.
de Cabotaje, editorial delirio, béjar 2009

10.5.09

9.5.09

um comentário que vira post

Caro valter, um olá do Luxemburgo. Sei que és um acérrimo defensor da liberdade e é por isso que ouso pedir que divulgues esta informação pelo blogues amigos, da maneira que entenderes. A lei da imprensa e a protecção das fontes foram bafejadas no Luxemburgo, no nosso jornal, um jornal português no Luxemburgo, o CONTACTO. Foi ontem e foi pela Polícia luxemburguesa, que apreendeu material e um bloco-notas de um dos nossos jornalistas.
Envio-te a noticia como vinha hoje na Lusa e podes verificar igualmente nos sites dos repórteres sem fronteiras e na federação internacional de jornalistas os factos:

Aqui vai a notícia completa da Lusa, em que se diz que tanto o Conselho de Imprensa Luxemburguês como os Repórteres Sem Fronteiras (RSF), como a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) nos seus sites condenam a acção da Polícia luxemburguesa:
----------------
Luxemburgo: Polícias confiscam bloco de notas e ficheiro de computador em jornal português

Lisboa, 08 Mai (Lusa) - Dois polícias, acompanhados por um técnico em informática, estiveram na quinta-feira na redacção do Contacto, semanário português publicado no Luxemburgo, de onde levaram um bloco com notas de reportagem e o ficheiro de um computador.

Segundo disse à Agência Lusa, em contacto telefónico, o chefe de redacção do jornal, José Correia, inicialmente os dois agentes informaram que o Contacto tinha violado a Lei de Imprensa ao divulgar nomes de dois menores numa reportagem publicada em Dezembro, relativamente aos casos de uma rapariga e um rapaz retirados à respectivas famílias e colocados num internato.

Pediram uma cópia do referido artigo em suporte informático e daí a pouco apresentaram um mandado passado por um juiz para uma busca à redacção e a apreensão do bloco de notas da reportagem.

Já na sala de redacção, o técnico que acompanhava os agentes descarregou para uma "pen" ficheiros do computador do jornalista que fez a reportagem, a quem foi também exigida a entrega do bloco de notas.

José Correia disse à Lusa que esta acção da polícia luxemburguesa, além de pôr em causa a protecção das fontes é "desproporcionada" face à reportagem em causa, de que resultou uma queixa do assistente social envolvido no caso dos dois menores por alegada "difamação e calúnia".

O chefe de redacção do Contacto alegou que a lei de imprensa luxemburguesa proíbe buscas em redacções e no domicílio dos jornalistas, excepto em caso de tráfico de estupefacientes, terrorismo, branqueamento de dinheiro ou risco para a segurança do Estado, assuntos que nada têm a ver com a reportagem em causa.

Na segunda-feira, os advogados do jornal irão solicitar à Justiça a anulação do mandato e a devolução do bloco de notas e dos ficheiros retirados do computador.

"O caso deverá ser objecto de investigação para evitar a sua repetição", afirmou ainda José Correia, considerando que estas actuações da polícia "são raras, senão inéditas" no Luxemburgo e devem ser travadas quanto antes.

Os Repórteres Sem Fronteiras, a Federação Europeia de Jornalistas e três sindicatos luxemburgueses já se solidarizaram com os jornalistas do semanário Contacto e condenaram a acção policial, que atenta contra o direito daqueles profissionais de protegerem as suas fontes.

8.5.09

7.5.09

6.5.09

god 'less america - 032

praça café - a partir das 18h de hoje, em famalicão. o restaurante que fará a diferença


fica no complexo de talvai e abre hoje às 18h. a cozinha tem direcção de cláudia ribeiro e - garanto-vos - é de chorar por mais. os preços são decentes, com refeições de almoço abaixo dos 10 euros, e ao jantar um pouco mais. haverá animação, com pequenos concertos e lançamentos de livros e workshops e sei lá que mais. haverá café durante a tarde e a manhã. é para o menino e para a menina. famalicão, mais uma vez, na vanguarda da boa gastronomia

2.5.09

god 'less america - 029

1.5.09