20.9.07

cosmorama [poetas e poéticas]


a cosmorama é uma editora que tem já feito um percurso decente buscando demarcar-se pelo genuíno interesse na publicação de poesia e promete adensar esse trabalho investindo mais - desde logo aumentando a equipa - para alcançar um catálogo de referência na publicação de clássicos mas sobretudo na publicação das novas gerações.
no contexto desta procura, acaba de lançar uma nova revista literária, que terá uma periodicidade anual, bifacial, contendo, por definição, dois dossiers sobre dois poetas, um vivo e um morto. «cosmorama [poetas e poéticas]», assim se chama a revista, vê este seu primeiro número, para o ano de 2007, acabado de vir da impressão, dedicado a guilherme de faria (saudosista, nascido em guimarães no ano de 1907 e falecido em 1929, com apenas 21 anos, tendo posto termo à sua própria vida); e a jorge melícias (nascido em coimbra, no ano de 1970, estreado na propalada geração de 90, compondo uma das suas figuras mais inconformadas e contestadas).
os dossiers da cosmorama, revista, são compostos por ensaios, entrevistas, poemas inéditos, fotobiografias... tudo quanto, pelo autor, se torne valioso ou pertinente reproduzir. poderia destacar, neste primeiro número, a belíssima apresentação de guilherme faria feita por josé rui teixeira e o ensaio de luís adriano carlos sobre melícias. também os dez poemas inéditos deste (um autor raro, cujos livros têm sido concluídos com cerca de dezoito poemas) serão um excelente motivo para a aquisição deste volume.
a «cosmorama [poetas e poéticas]»
pode ser encomendada através dos contactos das edições cosmorama, que estão aqui. a revista custa doze euros, valor que inclui os portes de envio para o território português.

Sem comentários:

Enviar um comentário