19.5.09

star traque

não sei por que raio me apanho ainda a ver destas coisas, mas fui ao star trek e saí de lá com menos cinco euros de frustração. de facto, não havia grandes razões para que esperasse ver um bom filme, mas o hype é do caraças e nós funcionamos - mesmo sem querer - com os hypes, como se fosse o estupor de um vírus duns porcos malvados. enfim.
o argumento básico e, como sempre, irrita mesmo é com aquelas coisas de filme para putos, que normalmente não se interessam pelos pormenores e atentam apenas no tamanho e na destreza das armas dos heróis. ora bem.

um.
há uma cena em que os mongos da enterprise precisam de aterrar numa plataforma esvoaçante que tem fogo no rabo e vêem-se aflitinhos para ali caírem de pára-quedas, vindos de um vai e vem daqueles pequeninos tipo bote de salva-vidas. um deles, prova de que o esforço é grande, até morre assim que chega à plataforma, porque não se segura e vai direitinho ao fogo no rabo e esturrica geral. ora, o que é espantoso é que, subitamente, quando em stress é necessário, os mongos sobreviventes falam para a nave e solicitam ser teletransportados. tunga. e vão parar direitinhos ao conforto da enterprise. depois, para a gente se rir, o spock diz, eu agora vou lá ao planeta dos spockianos porque quero salvar os meus pais e blá blá blá. e põe-se a jeito e é teletransportado para onde quer. foda-se. então não era preciso um pára-quedas e o perigo de morte de ir parar ao fogo no rabo e essa cena??? ai que caraças. então porque não teletransportaram logo os primeiros mongos para a porcaria da plataforma impedindo que um deles esturricasse e tudo?
ah, já sei, é que o rabo de fogo interferia com as cenas da nave e não dava para o truque. ou, por outro lado, é muito giro isto passar-se num ano estrelar não sei quantos mas depois, quando aquece, há que voltar a usar o corpinho e a força bruta como se fosse um rocky balboa a salvar o mundo.

dois.
o kirk, que é aparvalhado mas intuitivamente o maior, é mandado para um planeta qualquer todo gelado e vê-se ali sozinho, exilado. de repente, uns bichos mesmo muito muito zangados querem-no ferrar sem piedade e ele corre uns bocadinhos. aparece uma gruta mesmo a jeito, mete-se lá dentro e zás, o spock aparece com uma tocha e afugenta o monstro que tem muita garganta mas medo de um fósforo. agora, o interessante é que o spock é o spock futuro. o spock já com oitenta anos, e não o mesmo que ficara na nave e que expulsara kirk para o exilo. confusos? pois. quando o exilam, assim tipo, atirado para o espaço à sorte, ele tinha que ir dar logo logo ao lugar onde o futuro do spock penava como um grunho numa caverna gelada. caraigo. que tiro de sorte. e o spock, que diz coisas muito impressionantes, declara, há ali um lugar onde está um tipo que vai inventar a velocidade warp, mas ainda não sabe, e se a gente chegar lá ele põe uma nave a andar e tu podes voltar à enterprise e blá blá blá.

três.
saem os dois da caverna e vão ao encontro dessa cena e o caminho já nem parece longo, nem há monstros a chatear. que sorte. afinal aquilo é só frio, já não é muito perigoso. e quando chegam ao abrigo, está lá um totó que é inteligente mas não sabe, refastelado e com luz eléctrica e tudo. e a gente pensa, se o spock sabia daquela cena, por que raio estava numa gruta de gelo com uma fogueirinha pre-histórica a arder? hummm. deve gostar de ter o cu frio.

quatro
o spock mostra ao totó a equação que o totó inventou (???? quê? - pois, exacto, o totó inventou, mas precisa de ser o spock a vir do futuro para lhe dizer qual é - assim também eu) e lá se arranja uma navezita que serve para o resto do filme continuar nesta treta infantil com orçamento de gente grande.

olhem, querem saber que mais? esta coisa de menosprezarem o público achando que oferecerem um espectáculo de luz já basta, é nojenta. este filme, na verdade, só faz sentido para quem gostar de espectáculos de fogo de artifício, porque de resto é uma inanidade. devia ser projectado nas nuvens em noite de são joão. enquanto a gente come um gelado, os mongos davam o litro a fazerem de burros no céu

16 comentários:

  1. simples, meu caro valter... o gps que permite "beam up" o scotty e os demais não funciona em queda livre... pffffttttt...

    ResponderEliminar
  2. Olá, valter hugo,

    gostaria de seber, se existe a possibilidade de ler algures na Internet o seu romance "o apocalipse dos trabalhadores", pois sei que tem uma personagem ucraniana e sendo um blogueiro ucraniano radicado em Moçambique, escrevo sobre tudo que tem a ver com os laços culturais entre Ucrânia e o mundo lusófono.

    Se não é possível let o texto integral, talvez será possível obter a parte onde figura o tal jovem ucraniano?

    Obrigado,

    ResponderEliminar
  3. Já que te esqueceste de que existo, aqui fica fogo de artíficio para que não te esqueças mais: http://www.vimeo.com/4536022

    abraço

    ResponderEliminar
  4. ahahhahahahahha,, até me dá vontade de ver o filme em toda a sua esplendorosa inanidade;)

    ResponderEliminar
  5. eu bem disse...
    xina

    ResponderEliminar
  6. fui levada a ver anjos e demónios, não sabia ao q ia..... uma mistura de indiana jones com csi miami e star trek...padres a cair de páraquedes e bombas a explodir nos céus por cima do vaticano.....coitados dos iluministas...

    ResponderEliminar
  7. Já não haverá inspiração?
    Ou haverá antes a reposição do que em tempos foi criado, através dessa inspiração'
    É uma pena!
    Há algo que necessita de mudar, no agora, o revivalismo é bom, apenas como forma de "viajar no tempo", usando a recordação, mas, inovação precisa-se!
    Abraço
    Meg

    ResponderEliminar
  8. A tua crítica é fabulosa e muitíssimo bem humorada!! Fartei-me de rir. Ainda bem que a li, já não ponho lá os pés.
    Bj
    Teresa Bagão

    ResponderEliminar
  9. ó mário azevedo, não me enerves. eu digo-te essa cena do escritor. ai que caraças

    ResponderEliminar
  10. ahahaha, que risota. são 9 da manhã e já soltei umas tantas gargalhadas
    beijos subtis*

    ResponderEliminar
  11. Este é um bom filme para os petizes verem enquanto comem pão com tulicreme.

    ResponderEliminar
  12. me myself and i21/5/09 00:54

    e aquela parte em q o tiberius vai parar àquele planeta abandonado e encontra o spock velho!
    depois de o spock contar a história toda com aquele truque da mão, eles vão para a base da aliança e teleportam-se para a enterprise.
    se o spock velho podia desde sempre ter ido para a base e teleportar-se para onde quisesse porq não o fez?
    em vez disso assistiu à destruição do seu planeta impavido e sereno, como as leis da melhor lógica ensinam, como se não pudesse ter feito nada!

    ResponderEliminar
  13. confuso...
    escritor ou comediante? lol

    ResponderEliminar
  14. Estimado, valter hugo,

    muito obrigado pela dica, sim, eu sei onde fica o Instituto Camões, apenas queria confirmar, se essa obra em particular, "o apocalipse dos trabalhadores" se encontra lá?

    Obrigado,

    ResponderEliminar
  15. No inicio quando o Kirk pai se sacrifica pela tripulação, quando nasce o Kirk junior, o dialogo entre Kirk mãe e Kirk pai:
    - é um rapaz lindo - diz a mãe quando acaba de dar à luz.
    - um rapaz? - responde o pai surpreendido antes de se esborrachar na nave inimiga.

    Para não falar do obvio som de explosão no espaço, mas que futuro é este sem máquinas de ecografia? onde ainda se podem surpreender pais com o sexo dos recem nascidos?

    ResponderEliminar