9.10.09

mayday porto de esquerda

acabo de receber um forward de uma mensagem anti-rui rio que o mayday porto está a passar. não terá talvez importância nenhuma a minha opinião nem a necessidade de me demarcar desta opção, mas é mais forte do que eu.
passei fugazmente perto do mayday porto e julguei, a dada altura, que talvez fosse uma causa em que me quisesse envolver mais e mais porque os princípios basilares de defesa do trabalho e combate da precariedade me são caros, mas foi sempre minha convicção de que uma organização assim tem de ser um movimento de cidadãos e, por isso, absolutamente não partidária. é minha convicção de que um patrão que vote à direita pode ser um patrão decente, cumpridor e generoso para com os seus funcionários (e desses conheço uns quantos), assim como um patrão que vote esquerda pode ser um estupor (e desses conheço mais uns quantos).
fazer do mayday porto um movimento fechado às pessoas de direita, tomando a opção inequívoca de combater politicamente rui rio num tempo de campanha eleitoral é, para a minha sensibilidade, uma incompatibilidade com o espírito mayday.
há muito que retirei do casadeosso o pin de apoio ao mayday porto. tenho agora a melhor prova do meu desacordo. considero que o mayday porto acaba por ser instrumentalizado por uma esquerda, sobretudo bloco/pc, que usurpa assim de uma defesa do trabalho e luta contra a precariedade que devia atender a todos porque diz respeito a todos.
não voto no porto, se votasse, não ajudaria a eleger rui rio. o modo como parece não entender que foi eleito para administrar a coisa pública e continua a entregar espaços dignos da cidade à iniciativa privada, é exemplo do quanto rio não entende o que é do povo e para o povo deve ser gerido. não votaria na direita porque é minha convicção de que apenas as políticas claramente sociais são medidas pelo homem, encontram o homem e afinam a necessidade de combatermos diferenças e oportunidades desiguais. mas as minhas convicções políticas, partidariamente considerando, não devem - até porque são genuínas - ostracizar ninguém, mormente na participação e inclusão plena numa discussão tão elementar quanto a da decência laboral.
que o rui rio vai ganhar, bem, não tenho dúvidas, que o mayday ganharia se se mantivesse focado no que é seu objectivo, não tenho dúvidas também. perde, na minha opinião, o porto duas vezes

2 comentários:

  1. posso assinar por baixo? não percebo esta fixação pela bondade numa mão e pela maldade na outra... uma boa causa merece a nossa entrega com todo o corpo e não é propriedade de ninguém. menos percebo o que a eleição - ou não - de rui rio tem a ver com o mayday...

    ResponderEliminar
  2. subscrevo inteiramente a tua opinião e não escondo o alívio de te ver reconsiderar. sempre achei desde o início ser uma causa na sua essência pertinente, mas demasiado instrumentalizada... e essa foi a verdadeira razão de ter estado sempre distante de todo o movimento e de a partir de um dado momento ter começado a ironizar abertamente (acredites ou não. sei perfeitamente que não me livro de outras leituras)
    pessoalmente até tenho mais afinidade com um discurso de esquerda, mas cansa-me a superioridade moral que muitos invocam erroneamente, como que a ver o mundo a preto e branco...

    ResponderEliminar