26.11.09

eu avisei

sei que é feio, mas adoro passar por ali à hora de vir embora e espreitar para ver a mulher a cozinhar. lê livros equanto prepara as couves e eu não sei se chora da cebola ou da aventura de algum amor. chama-se raquel, dizem que é boa cozinheira. um dia apanhou-me de pescoço esticado, muito a meter o nariz na vida dela e eu pensei que me ia repreender como se faz aos putos. disse-me, boa noite, valter. e eu disse, quê. ela repetiu, noite, noite. só percebi depois. estava com tanto medo que percebesse a minha curiosidade acerca do encanto de chorar a ler que não tive coragem para mais do que recomeçar a andar até me trancar a sete chaves. há alturas em que é difícil o exercício da vizinhança. ficamos confusos e desajeitados no circuntancial da vida. não posso cozinhar a ler. tenho medo de pegar fogo à cozinha e mesmo atento sai-me tudo tão mal

5 comentários:

  1. :-) Adorei o post! Delicioso!

    ResponderEliminar
  2. as batatas de caçoila estão prontas e cheiram ao carinho da minha avó. a carne tem quase o tom perfeito de mistura de bege e rosa. pouso os panos enquanto vou vivendo mais meio capítulo. depois dobro distraída o canto da página e, a meio caminho da mesa, a mão estendida para o copo de vinho, por reflexo ou instinto, viro-me. há um par de olhos do outro lado do vidro. olham para mim. tento falar e sobretudo tento ser doce. suponho que o desuso do contacto faz de mim um desastre. agora quero pedir desculpa. já não vou a tempo e já não vale a pena. dou conta que estou novamente a chorar. sirvo o prato, sento-me e reabro o livro para não sentir que janto sozinha. ainda volto a pensar em ti mais uma vez. sim, tu avisaste.

    ResponderEliminar
  3. Também eu não posso/sei fazer duas coisas a um tempo (cozinhar e ler, como quem diz) e às vezes nem uma só (cozinhar, sonhar, nadar, abraçar...) se não estou atenta mesmo. Sei, sim, mergulhar nas palavras de quem escreve lindo e descomplicado a beleza dos instantes.

    ResponderEliminar
  4. sempre a deixar umas sementes pelo caminho, não vá alguém perder o rasto.

    ResponderEliminar
  5. Valter, onde se lê circuntancial deve ler-se circunstancial... o "s" saltou do post (penso eu). Aprecio bastante o que escreve.

    ResponderEliminar