11.3.10

agenda

março

quinta 11 - apresentação no porto de livro do josé eduardo agualusa, biblioteca almeida garret, 21h30

sexta 12, 21h30 - sessão com gabriela pinheiro acerca de «a máquina de fazer espanhóis» na livraria leitura do bom sucesso, porto, entrada livre

sábado 13, 21h - casa das artes de famalicão. homenageado no âmbito do famafest, recebendo a pena de camilo.

domingo 14 a sábado 20 - workshop da literature across frontiers em vila do conde

domingo 14, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

domingo 21, 17h - sessão com josé rui teixeira e vhm na fnac do norte shopping

domingo 21, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

terça 23, 18h30 - sessão na livraria bulhosa de campo de ourique, lisboa

quarta 24, 18h - sessão na livraria bulhosa de entrecampos, lisboa

sábado 27, 17h - no dolce vita do dragão, sessão de homenagem a sebastião alba. mesa redonda com vhm, luís adriano carlos e o irmão do poeta, jorge carneiro gonçalves.

domingo 28, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

terça 30 - apresentação do último livro de niccolò ammaniti, «como deus manda», a sair pela bertrand, na embaixada de itália em lisboa

abril

domingo 04, 9 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

quarta 07 - primeira sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «myra», de maria velho da costa

quinta 15 - convidado de ana paula arnaud, na comunidade de leitores da livraria almedina, de coimbra

domingo 11, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 17 a 20 - lev/matosinhos, literatura em viagem

domingo 18, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

quarta 21 - segunda sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «leite derramado» de chico buarque

sexta 23 - madrid, la noche de los libros, 18h, biblioteca nacional de madrid, apresentado por juan sebastián cárdenas

domingo 25, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 28 a 2 - nova iorque, pen world voices festival

maio

domingo 02, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

quarta 05 - terceira sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «ilusão (ou o que quiserem)» de luísa costa gomes

de 06 a 08 - sevilha, primeiro curso internacional sobre a obra de josé saramago, universidade de sevilha

domingo 09, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

sábado 15, 21h30 - participação na feira do livro de ponte da barca

domingo 16, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

terça 18 - quarta sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «somos o esquecimento que seremos» de héctor habad faciolince

de 20 a 25 - caracas, venezuela

domingo 23, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 27 a 30 - feira do livro do funchal

domingo 30, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

junho

quarta 02 - quinta sessão da comunidade de leitores de caminha, com o livro «a ofensa» de ricardo menéndez salmón

domingo 06, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

de 10 a 19 - hong kong, china

domingo 13, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

domingo 20, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

domingo 27, 09 às 11h - rádio clube português, programa «à mesa com eles», com aurélio gomes, pedro pina e valter hugo mãe.

5 comentários:

  1. Valter, estou a ler o seu livro "A máquina de fazer espanhóis". Já não sei como é que ouvi falar de si mas acho que foi através de um amigo e já nem sei porque razão o seu nome surgiu. E uns dias mais tarde estava no carro desse amigo, com o rádio ligado, e começou-se a ouvir uma voz quase pastoral, a falar dos seus tesouros, das suas rodelinhas. E o meu amigo disse, olha, cá está ele: o Valter Hugo Mãe. Não parece mesmo um padre a falar? Reconheci que havia ali um certo tom e uma certa cadência. O mesmo amigo ofereceu-me o seu livro que agora ando a ler.
    E o seu livro contende comigo. Eu gosto de textos com a pontuação correcta. Sou pelas maiúsculas. E estou a gostar do seu livro. Isto, apesar de ser assistente social e de, volta e meia, mandar uns velhotes para o lar, habitualmente para a Santa Casa da Misericórdia de Sobral de Monte Agraço, onde trabalho. E não trabalho no lar, faço só o pedido para aqueles que considero estarem lá melhor. E o seu livro pôs-me a chorar logo nas primeiras páginas e isso não teria mal nenhum não fora o facto de o estar a ler no autocarro da Mafrense, trajecto Venda do Pinheiro-Lisboa. Mesmo isso talvez não tenha mal, mas eu acho sempre muito constrangedor. Não me sinto à vontade para chorar o que preciso (o meu amigo que me ofereceu o seu livro acha impossível alguém chorar a ler um livro). Se calhar quis chorar porque me vi na Elisa. Sou eu a filha desalmada e impiedosa que coloca o pai num lar. Sou eu a filha de tantos pais, insensível e desumana, que até pedincha entradas no lar para pessoas que considera estarem lá melhor.
    Mesmo assim estou a gostar do seu livro. Mesmo não tendo a pontuação e as maiúsculas que aprecio. Mesmo fazendo nascer em mim o medo de errar muito com a vida de outras pessoas. Mesmo fazendo renascer os medos de que me esteja a tornar uma tirana social. Mesmo quando penso: "mas o que é que ele sabe sobre quem põe pessoas num lar ou noutro lado qualquer? Como é que se atreve a fazer-me sentir assim?" Mesmo assim estou a gostar do seu livro, a gostar muito. E agora tenho medo de me desiludir mais para o final. De deixar de gostar. E nem sei porque é que estou a escrever estas coisas. Detesto redes sociais, não posso com blogues e mesmo assim fui pesquisar o seu nome. Quis saber mais sobre o escritor que fala como um padre. Que me ficou na memória por causa do "quando estou sem óculos parece que ouço pior" e das "rodelinhas" no programa de rádio. E agora escrevo-lhe, balançando entre o desejo de ser lida e a esperança de que isto se perca, para não correr o risco de me ler com um sorriso trocista nos lábios, a pensar "olha esta palermita... há pessoas que não têm noção do ridículo". Também ouvi dizer que não gosta de reticências. Eu gosto. Gosto das pontuações todas. Ajudam as pessoas não dotadas como eu a fazerem-se entender quando escrevem. Não sei bem como terminar um comentário num blogue porque o único que comentei foi o que os seniores das aulas de informática do Sobral criaram. Mas acho que vou terminar agradecendo-lhe o facto de ter escrito um livro que contende comigo. E agora lembrei-me que a Bíblia, de uma outra forma, também contende comigo. Não sei porque é que me surgiu esta associação de ideias. Talvez tenha sido por causa da sua voz. Obrigada. (Cláudia - receosa de que os parenteses também não mereçam a sua simpatia)

    ResponderEliminar
  2. Que belo, belíssimo, comentário o da Cláudia.

    ResponderEliminar
  3. senhor valter, é com muito apreço que o recebo no meu local de trabalho, onde por ventura tambem se vê (alguma) arte. reconheci-o mas dado que estava no meu oficio não me manifestei. contudo espero que tenha gostado. apareça mais vezes. abraço

    ResponderEliminar
  4. que meses tão preenchidinhos....
    assim mesmo!!
    ana

    ResponderEliminar