27.11.07

a cerveja tagus decidiu fazer uma campanha publicitária homofóbica, defendendo um «orgulho hetero» e criando uma página na web para encontro de todas as almas que sintam necessidade de mais espaços para conhecerem outras pessoas que, como elas, sejam indubitavelmente hetero. é, no mínimo, estranho que uma cerveja opte tão claramente por se ficar com um target definido por uma questão tão delicada. mais ainda quando estes ideais nazis urgem ver-se eliminados da face da terra. nunca pensei que uma marca comercial se suicidasse desta forma, defendendo a descriminação homofóbica, uma das posturas mais repugnantes que se podem ter. a seguir inventarão cervejas para quê? para brancos? ou só para cristãos? e que tal só para gente parva? dá para medir isso?


3 comentários:

  1. Não sou cliente da Tagus (e pouco de outras cervejas, não tanto quando a Bjork, que diz que é o mesmo que estar a beber madeira), por isso podem mesmo falir, não me chateia nada.

    No entanto, no meu entendimento, orgulho hetero e homofobia são conceitos que podem viver juntos em harmonia, sem nenhuma das partes se incomodar. Sei que há pessoas que não respeitam o meu espaço, mas se são brancas não posso declarar que os brancos, todos os brancos, desrespeitam o meu espaço.

    Mais ainda: não foram os "heteros" que inventaram esta coisa do orgulho, por isso acho injusto que não possam também erguer essa bandeira, quando tal privilégio já o tiveram os "homos", e sem que isso venha carimbado com a patética imagem primitiva e acéfala dos machos muito machos.

    Não tenho muito muito pêlo na cara, mas não me venham dizer que melindraria sensibilidades se o tivesse, se tivesse orgulho nisso, e se expusesse a minha íntima e privada preferência sexual como se não tivesse nada melhor para dizer ao mundo.

    Já dizia o William há 4 séculos atrás:

    Much Ado About Nothing.

    Se a discriminação dos homosexuais é imbecil, a discriminação dos heterossexuais vai ser tratada com favores?

    Ou é agora a hora da vingança por aqui que cantam assim os The Kitchens of Distinction:

    "Giving us grief for centuries now,
    Can't you ever rest?
    Beaten, insulted, skewered and branded.
    Isn't waking enough?
    You're breathing this fear just once a year,
    We suffocate every day."

    É agora o ajuste de contas?

    ResponderEliminar
  2. Ao anónimo de cima, posso eu responder: o orgulho gay não é orgulho em ser gay, é uma expressão de força que tem a ver com dar a cara por uma causa que pretende reclamar a liberdade para uma sexualidade minoritária. À custa de séculos de opressão, morreu muita gente (e continua a morrer - desde logo com suicídios) e muita mais viu as suas vidas destruídas num sem sentido profundo. Este orgulho hetero é o què? Uma brincadeira com quem reclama direitos civis que ainda não lhe são reconhecidos? E para quê? Para vender mais umas cervejas criando na internet mais um local de engate? Talvez não seja assunto de se tratar com essa leviandade. Um orgulho hetero seria para fazer frente a quê? Mas existe crise na heterossexualidade? Alguma lei no mundo oprime os heteros por serem isso mesmo? Poupem-me. Arranjem-me uma cerveja para raças arianas, porque assim como o outro, sou hetero, branco, católico, com dois filhos, funcionário público, e não estou para me misturar com ninguém.

    ResponderEliminar