19.11.07

peixe: avião, nova excelente música portuguesa


o que agora se apresenta, com o nome invulgar de peixe: avião, é tudo menos coisa para esquecer ou deixar cair. poucas vezes uma primeira gravação surge com a maturidade de projecto e a qualidade global com que esta o faz. poucas vezes encontramos uma tão valiosa estreia em que a composição é excelente, o desempenho é excelente, as melodias são defendidas por uma voz excelente e as letras têm sentido e suscitam muito mais do que a fonética harmónica que precisam de ter.
andré covas (guitarras e sintetizador), luís fernandes (guitarras e electrónica), pedro oliveira (bateria e percussão), ronaldo fonseca (voz e sintetizador) e zé figueiredo (baixo e mellotron), são o quinteto que se sustenta num pop seguramente pós-radiohead, com muito do que a electrónica tem inventado para a melhor da música actual, encontrando um espaço próprio pelo lirismo grande que não se coíbem de manifestar, mais uma bem medida rítmica que os torna algo suaves sem nunca os atirar para ambiências melosas ou mais abstractas. o trabalho dos peixe: avião é inteligente em demasia para cair em bacocas fórmulas, é profundamente marcado pelo bom gosto e demarca-se numa delicadeza que nunca descamba em temas flácidos.
tenho a certeza de que braga viu poucas vezes um projecto deste calibre nascer, assim como acredito que o mundo estará doido se uma editora séria não correr a contratar esta formação, porque estou convencido que a portugalidade que defendem, cantando (bem) na nossa língua, e o moderno que são, fará facilmente dos seus temas clássicos que poderão partilhar lugar com inesquecíveis contributos como os melhores dos sétima legião.
em escuta num my space perto de si (http://www.myspace.com/peixeaviao), o futuro de muita música portuguesa poderá estar já ao seu dispor, para não esperar, para não desperdiçar a possibilidade de usufruir agora mesmo de algo tão manifestamente bom.
entre os avanços e recuos que a música nacional tem criado, os peixe: avião impõem um avanço claro, feito de ser inevitável abrir-se um espaço para o seu som, muito inusitado, tão bem produzido, quase urgente, para que se pense em português cantado com uma modernidade que faz falta, garantindo uma qualidade que já não se via aparecer desde há muitos anos. com este começo, estou seguro de que este peixe ainda há-de voar nas nuvens e acima, talvez melhor do que um avião

6 comentários:

  1. isso não serão elogios a mais, para uma banda que, ok, pronto, não está mal, mas não passa de uma banda que, ok, pronto, não está mal...?

    ResponderEliminar
  2. mário, que bom que não pensamos todos a mesma coisa. porque assim alguns de nós defendem mais urgentemente aquilo que vale mesmo a pena. e eu acho que este peixe vale mesmo mesmo a pena

    ResponderEliminar
  3. cala-te valter. concordo com o mário.
    hoje vou comer peixe:boeing 747.para sobremesa apetece-me um airbus A380 com muito chocolate.

    ResponderEliminar
  4. cala te bruno: eu concordo com o valter.
    já os conhecia do mais peixe e gosto muito!
    bah
    continua a mostrar cisas lindas e coisas boas
    cama cama cama. sabado quero te inteiro e disponivel.
    beijo
    inês subtil

    ResponderEliminar
  5. Santo António prega aos peixes- reza a lenda que estando a pregar aos hereges em Rimini, estes não o quiseram escutar e viraram-lhe as costas. Sem desanimar, Santo António vai até à beira da água, onde o rio conflui com o mar, e insta os peixes a escutá-lo, já que os homens não o querem ouvir. Dá-se então o milagre: multidões de peixes aproximam-se com a cabeça fora de água em atitude de escuta. Os hereges terão ficado tão impressionados que logo se converteram.

    já tenho saudades de voltar a pegar no meu qerido P.de António Vieira...

    ResponderEliminar
  6. caro Mário Azevedo:
    Open your mouth baby, here it comes...
    desova na tua boca...

    ResponderEliminar