27.2.08

emerenciano


Vamos Conversar, Desenho e pintura de Emerenciano

Inauguração – dia 23 de Fevereiro de 2008 pelas 17,00 h. - até 29 de Março 2008

Ao Quadrado Galeria de Arte Contemporânea, Rua S. Nicolau, 26, Santa Maria da Feira

Contactos – email: aoquadrado.galeria@sapo.pt, 256375166, www.ao-quadradogaleria.com


temos todos medo da verdade

(Ecce Homo) Nietzsche

Não posso dizer porque nasci, nasci, sem ter sido ouvido, nem podia. Nasci para nascer, porque quero, ou, simplesmente por estar e não, sem saber também às vezes se quero, existo e é tudo. Sem perceber o que sou, nem importa, é suficiente saber que do lugar de partida trago o que me é peculiar - e uma crença que permite iludir-me ainda em diferentes campeonatos. Desiludido às vezes, vejo-me na minha indigente espécie animal tentado pela artificialidade dos perfumes, reconhecendo a presença dos melhores odores nas plantas. Mas não sou planta, não tive escolha, e tendo em conta o esforço pessoal da minha sorte, condicionado por processos de perda, nomeadamente de tempo, não vegeto, sinalizo-me. A voz pessoal irredutível, parte de um todo no meu processo de afastamento e regresso ao mundo, recusa a realidade do murro e o insulto, mas não a metáfora. Assim poiso a pistola sobre a mesa e digo que nunca serei um homem bomba, indo e vindo, atado a um continuado desenho que aproxima o dentro e o fora da existência labiríntica. Não nego a essência próxima dos primeiros choros, dos gestos de indicação, das meias palavras, e o rio infinito, superficial ou fundo de todas as provações. O presente se me escapa como se não houvesse, justificando a utilidade das conversas que sustentam a obsessão de algo que procuro através da pintura. Nascida no passado, na senda do verbo indissociável, percebo melhor o pintor, e digo que sou artista plástico, ou nem sequer o sou. Penso no futuro, sabendo que não chegarei lá. Ninguém chega. A determinação pertence a poucos, a sorte a menos ainda, e alguns já desmobilizaram. Eu não o farei. Pelo menos nos próximos anos.

Emerenciano

Sem comentários:

Enviar um comentário