15.9.09

«os dias de saturno», o novo romance de paulo moreiras



“No dia 7 de Novembro de 1699, reúnem-se no Convento de Cristo dois grandes amigos alquimistas: Domingos Rodrigues, cozinheiro do rei D. Pedro II e autor do primeiro livro de cozinha publicado em Portugal; e o médico da Casa Real João Curvo Semedo, um dos mais conceituados do seu tempo. Ambos vêm para assistir do terraço do convento a um eclipse do Sol — fenómeno misterioso que dificilmente voltarão a presenciar durante as suas vidas.

Na tarde desse mesmo dia, nas cercanias da vila de Tomar, a escuridão que se abate de repente sobre o mundo precipitará o parto de uma jovem a caminho de casa, cujo filho nasce com uma estranha marca no peito, vista imediatamente como castigo divino e maldição eterna. Mas será, curiosamente, esse sinal raro que aproximará a vida do recém-nascido da dos dois alquimistas e coserá para sempre os seus destinos. Mesmo que o rapaz só o venha a saber muitos anos depois. Quiçá tarde de mais.

Passado numa época de grandes transformações sociais, fausto, riqueza e avanço científico e intelectual, Os Dias de Saturno – do autor do aplaudido A Demanda de D. Fuas Bragatela – é um romance fascinante sobre o amor e a sua impossibilidade, com doses iguais de humor e dramatismo, escrito numa linguagem que torna a sua leitura irresistível. A não perder.”

4 comentários:

  1. Ao ver os "entretantos" apetece chegar aos "finalmentes"...como diria o outro...

    ResponderEliminar
  2. O Paulo Moreiras é um grande escritor, discreto como todos os grandes escritores. Quem já leu os seus livros anteriores sabe do que falo. Este livro, do qual ainda não posso falar uma vez que ainda não li, confirmará isso mesmo. Isso mesmo e muito mais. Sempre que o Paulo Moreiras volta à exposição pública, volta sempre melhor. M

    ResponderEliminar
  3. É sempre uma maravilha ler este escritor. Todos os seus livros são muito bons. Comecei a ler este último livro - muito bom mesmo.

    ResponderEliminar
  4. O livro vai ser apresentado no dia 03 Outubro pelas 18h no Café com Livros (K de Livro) em Pombal.
    Aproveitem para conhecer este excelente espaço, onde o PM era para ter apresentado o último livro do VHM, mas por motivos de saúde isso nunca chegou acontecer...
    Estou com uma vontade enorme de começar a ler o novo romance do PM.

    ResponderEliminar