4.1.10

começar o ano a chorar. a morte de lhasa

estava na minha lista de jóias de ouvir. era uma amiga dessas íntimas com as quais melhoramos a vida em segredo, sozinhos, a construir sonhos em cima do que nos fazia chegar pelos seus discos, pelos seus concertos. era uma pessoa importante para mim, por essa magia de parecer que cantava para mim, só para mim, acerca dos meus sentimentos, como acontece só aos poetas. era uma poeta incrível com a mais incrível das vozes.
vi-a ao vivo duas vezes. recordo sobretudo a noite na casa das artes de famalicão, onde estiveram presentes os seus pais, que viviam algures aqui perto no lado espanhol da terra. recordo como nos deu autógrafos no final, sorrindo e sempre rouca agradecendo a simpatia de toda a gente.
sei que éramos amigos sem que ela o soubesse, ou, ao menos, sem que soubesse o quanto, mas não pude deixar de chorar, não posso deixar de chorar pela sua morte, que mata tudo quanto ainda esperava ouvir, que mata a possibilidade de um reencontro, que mata o seu sorriso e aquele jeito impressionante de olhar como só um ser humano superior pode ter.

7 comentários:

  1. Também choro contigo__________________________ assim________________ tanto_______________________________________

    ResponderEliminar
  2. brilhante texto de homenagem, Valter.
    subscrevo letra por letra.
    tb estive nesse concerto.
    tb tenhoos discos os autografados.
    tb a amo muito. nota por nota.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/1/10 21:44

    De pessoas assim, fica o consolo de deixarem um rasto.

    Maria Sêco

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5/1/10 00:20

    agora percebo porque foi cancelado o concerto no Paradiso em Amsterdam...mas ela não cantava só para ti, canta para todos!

    ResponderEliminar
  5. Também estava na minha lista das jóias da coroa.
    Não contei quantos, mas fui logo dos primeiros a conhecer o trabalho de Lhasa de Sela. É que na musica tenho um "feeling"para descobrir talentos.Já não é a primeira vez... só me falta o emprego adequado... mas não tenho uma família "CUNHA"

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/2/10 17:49

    pelo menos deixou-nos mais "um" para nosso consolo....obrigada lhasa

    ResponderEliminar