28.2.10

exposição de ilustração


OUTTA PLACE
Exposição de Ilustração de Esgar Acelerado
Livraria Index | Rua D. Manuel II 320 r/C | Porto
Inaugura dia 6 de Março, sábado, pelas 16 horas
Patente até 31 de Março


Bares, galerias, salas de museus, restaurantes, páginas de revistas ou jornais, capas de discos, panfletos e cartazes de concertos de rock... As ilustrações de Esgar Acelerado, como um vírus, espalham-se sem saber a certeza do seu lugar certo. Como o ilustrador, serão elas, também, desadaptadas, à procura de um lugar que as acolha? Entre 6 e 31 de Março algumas estarão expostas, para nosso deleite, na livraria Index.

Emerenciano Osga - crítico e coleccionador de Ilustração



Gente gulosa, sobre o magnífico trabalho do Esgar Acelerado

valter hugo mãe


Tenho sempre a ideia de que as personagens do Esgar Acelerado trazem um ar de gula pelas coisas, uma gula pela vida com o seu aspecto frequentemente esbugalhado, de expressão grande e intensa. São uma colecção muito terna de figuras que mesclam o universo da bd com o da ilustração, entre o mais pragmático do primeiro género e o mais lírico do segundo. Eu tenho sempre a sensação do divertido que se junta a uma sensibilidade fremente e que leva tantas vezes a um tom também dramático, melancólico, desde logo romântico. Eu acho que o Esgar cria como se fizesse as imagens florirem, porque a profusão de cores ajardina tudo, faz do que vemos bouquets radiantes. Criar como fazendo imagens florirem é só possível para quem sabe prezar a delicadeza, para quem encontrou um ponto sensível a partir do qual seja razoável o exercício dessa liberdade invejável de se divertir, confessar, deslumbrar e aperfeiçoar pela pulsão expressiva. Há uma aceleração das emoções, um modo de boa gula, uma energia amistosa que irradia das imagens como se fosse o jardim, afinal, que nos rega e nos fertiliza, os seduzidos espectadores.


1 comentário:

  1. isto do "blossom" também se deveu à exposição das camélias aí ao lado... de relance num passeio romântico-obrigado, esgar!

    ResponderEliminar