16.6.05

francisco laranjeira


francisco laranjeira, sem título, 2004, acrílico sobre tela, 97x130cm


francisco laranjeira, sem título, 2004, acrílico sobre tela, 50x35cm


o francisco laranjeira é um artista vilacondense marcado pela riqueza cromática e por uma rara capacidade de encontrar harmonia no caos. as suas telas são sobretudo essa experiência de equilíbrio entre milhares de elementos, como se equilibrasse uma informação tendencialmente infinita, mantendo a sobreposição típica da concorrência dos elementos, mas fazendo, ao mesmo tempo, apelo a um espectro cromático que nos sugere a ordem puramente estética.
mostro-vos aqui duas telas recentes que, ambas sem título, distingo por azul (2004) e vermelha (2005). não são de todo as telas mais características do pintor, porque me parecem mais orgânicas do que as precedentes, recriando ambientes naturais que se distinguem dos emaranhados mais geométricos a que estávamos habituados.
a tela azul, talvez a minha preferida de todo o trabalho do francisco, sugere-me azulejos de parede já sujeitos ao jardim, digo assim porque me parece um painel atacado de musgos, com verdes a intervirem – como se da idade se tratasse – sobre a obra. na tela vermelha a referência a uma certa ideia de paisagem, com pôr-do-sol, é criada através de formas primárias, marcando lugar entre o que poderia ser uma arte europeia de influência africana.
há uma página onde podem – e devem – entrar para aprenderem tudo sobre este artista (não só pintor) que no outono terá nova exposição no auditório municipal desta cidade à beira mar plantada. apontem na vossa agenda e venham ver isto em grande, como grande é

1 comentário:

  1. Não faz o meu estilo mas não deixam de ser curiosos. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar