22.3.07

prémio de poesia nuno júdice

o nuno júdice é um dos meus poetas de eleição, pessoa com quem tive a honra de privar e de quem me posso considerar amigo, naquele sentido lato e bonito que se utiliza para falar de quem não nos está próximo mas para quem temos uma disponibilidade sincera e feliz.
recentemente, a câmara municipal de aveiro, em conjunto com o grupo poético de aveiro, homenagearam o nuno júdice criando um prémio de poesia com o seu nome. entretanto, o vencedor foi ontem anunciado. vou dar-vos três hipóteses a ver se adivinham quem ganhou: um, o josé jorge letria; dois, o josé jorge letria; três, o josé jorge letria? por ser uma resposta difícil - o feito ainda está muito mal noticiado -, dou uma dica: o vencedor é um poeta que raramente participa a concursos e foi premiado muito poucas vezes neste tipo de prémios autárquicos. qualquer resposta, arrisquem para os comentários.
eu gostava que tivesse ganho a hipótese um, ou... não sei, talvez a dois. a três é que definitivamente não. já ganhou tanto prémio que ficamos a achar que há uma fórmula para impressionar este tipo de juri ou, pior, ficamos a achar que muito bom poeta não concorre porque já imagina quem vai ganhar. ah, não concorri. não concorro a uma coisa destas desde 1999, quando ganhei o prémio almeida garrett de poesia atribuído pela associação de jornalistas e homens de letras do porto. ganhei a edição do próprio livro numa colecção da associação de que muito me orgulho

3 comentários:

  1. Eu, na altura, li o regulamento e lembro-me de o ter achado abusivo. Dizia mais ou menos que todos os trabalhos a concurso estariam à mercê do que a organização do prémio quisesse fazer deles e por tempo ilimitado.

    António.

    ResponderEliminar
  2. O mail que em 26 de Janeiro recebi e confirmado no site da Casa Pessoa, dizia o seguinte:

    "É só para informar que está aberto o concurso para a atribuição do Prémio
    Municipal de Poesia Nuno Júdice, atribuído pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro. Este concurso destina-se preferencialmente à revelação
    de novos talentos e ou de valores ainda não devidamente reconhecidos."

    Na verdade achei o regulamento muito pouco claro, como se tivesse sido feito (e peço desculpa pelo termo) em cima do joelho, pelo que telefonei mais tarde para a entidade competente a solicitar esclarecimentos.
    Agora entendo o "sorriso" que até ao dia 21 permaneceu nos meus ouvidos... assim como é compreensível(??) a não divulgação do nome do vencedor, em tempo devido, no site da Câmara (só hoje foi anunciado).
    E alguém saberá explicar a notícia de um jornal da zona indicando que foram divulgados os nomes dos concorrentes antes de terminar o prazo?

    Assim vivemos, assim nos encontramos, num país de costumes brandos.... :)

    Perante as tuas 3 hipóteses, sem dúvida não escolheria a 3ª. :)

    Um abraço e muito sucesso para o lindo dia de amanhã

    ResponderEliminar
  3. O que eu poderia dizer acerca deste assunto, já o explicitei no meu blogue.
    Um abraço

    ResponderEliminar