5.12.06

.


no momento em que tirei esta fotografia vivi um momento de intensa felicidade. sem explicação, a vida mudou. sem explicação. como se o amor pudesse ser arrancado do peito sem mais nada. hoje, a ver o céu carregado de nuvens, lembro-me da praia e do mar alterado que nos ameaçava. que nos ameaçava e obrigava a que nos protegessemos nos braços que enlaçávamos. te´rei sonhado com isso, pergunto

11 comentários:

  1. O sítio é lindíssimo, absolutamente. Posso perguntar onde é? Explico: a minha curiosidade, para além da paisagem fantástica, tem a ver com o monumento. É muito curioso.

    ResponderEliminar
  2. as pegadas provam-no.

    ResponderEliminar
  3. Senhor da pedra… nunca la fui e sempre quis ir…
    Ana Lúcia

    ResponderEliminar
  4. As pegadas: regresso de um encontro com o divino?!

    ResponderEliminar
  5. é a capela do senhor da pedra. fica ali acima de espinho um bocado. é um lugar impressionante, visitado com alguém que me impressionou.
    se puderes, visita. não esqueces

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pela informação. Geralmente, se visitarmos sítios impressionantes na companhia de pessoas que nos impressionam, a magia da memória é muito maior.
    Mas o local em si é deveras intrigante... um local de culto quase dentro do mar. Soa-me tanto a cultos pagãos :)
    Obrigada ao Valter e à Ana Lúcia por me esclarecerem ;)

    ResponderEliminar
  7. e tens razão, Isabel. É conhecido também - ou devo dizer sobretudo?- pelos cultos pagãos. Há até uma inscrição na capela que refere isso mesmo. Fica em Miramar, Vila Nova de Gaia. E é mágico...

    ResponderEliminar
  8. Que engraçado, cada vez estou a ficar mais curiosa :), João. Se formos imbuídos do espírito pagão que gira em torno do local, ainda deve ser mais emocionante. A história da cristinização de locais de culto pagão é fascinante.

    ResponderEliminar
  9. estive aí, com o meu tio, poeta popular, que fazia quadras ao senhor da pedra; ainda me lembro das camarinhas... pouco tempo depois morria-me nos braços; nesta fotografia, foi como entrasse um braço de mar a murmurar-me essa outra vida.

    que é esse xis que tu não me dás?, como em bolor, de augusto abelaira.

    ResponderEliminar
  10. esse lugar é duma beleza estonteante.
    O mar penetra na costa enquanto cria formas de beleza perplexante nos rochedos, rochedos esses que possuem um mito de beleza desmistificado pelo boi bento.
    Reza a historia, sabendo de ante de mao, de que quando havia ali lugar a festarejos e bailaricos de beleza popular, as gentes da terra iam à capela ajoelhar-se perante tanta imensidam e beleza.
    Se tiverdes upurtonidade de la irdes, nao esitais pois a beleza do lugar é muita bonita!Que beleza!
    Nao vos esqueceis da lancheira com o sumol e a sebanépe e uisquei.

    ResponderEliminar