17.12.09
7.12.09
6.12.09
francisco ribeiro - desiderata, a junção do bem
4.12.09
Estímulos Contemporâneos
Artistas: Augusto Canedo; Beatriz Pacheco Pereira; Cláudia Rocha; Daniel Gamelas; Daniela Fernandes; Esgar Acelerado; Filipe Rodrigues; Florentino Soares; Isabel Lhano; Isabel Padrão; João Pedro Rodrigues; João Pessanha; Manuela Pimentel; Marco Costa; Margarida Leão; Mário Vitória; Muchagata; António Pizarro; Teresa Vilar e valter hugo mãe.
Inauguração: Sábado, 5 de Dezembro de 2009 pelas 21h30.
Até 28 de Janeiro de 2010.
Horário de funcionamento: de terça a sábado das 15h00 às 19h30.
3.12.09
1.12.09
concurso literário lusófono da trofa - literatura infantil - prémio matilde rosa araújo
A Câmara Municipal da Trofa e o Instituto Camões lançaram o Concurso Lusófono da Trofa - Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo. O concurso prolonga-se até 9 de Março de 2010 e a divulgação já está a chegar a todos os países de língua oficial portuguesa, permitindo assim, que escritores e amantes das letras de todo o mundo lusófono concorram a esta iniciativa da Câmara Municipal da Trofa.
O concurso Lusófono da Trofa - Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo, é um projecto que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município da Trofa há oito anos e contou já com a participação de mais de 2000 autores, tendo como objectivo divulgar autores portugueses amadores, que não tenham nenhum livro publicado, fomentando a escrita criativa e a valorização da expressão literária. Esta iniciativa visa também a criação e consolidação de hábitos de leitura e escrita bem como valorizar a cultura do concelho.
Assim, e como já é habitual, o concurso decorre entre Novembro de 2009 e Março de 2010, porém, ao contrário de anos anteriores, o Concurso Lusófono da Trofa estender-se-á a todos os países de língua oficial portuguesa, como é o caso de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor.
Tendo em conta que fica a cargo do Instituto Camões a recepção e selecção dos contos candidatos ao concurso nos novos países aderentes e a publicação da obra seleccionada na Biblioteca Digital do Centro Virtual Camões, a Câmara Municipal da Trofa tem como responsabilidade, receber e seleccionar os contos a concurso em Portugal, e avaliar todas as obras, atribuindo a valorização final.
O concurso destina-se a cidadãos – escritores ou não - que não tenham qualquer obra publicada na área da Literatura Infantil. Serão admitidos a concurso cidadãos dos países de língua oficial portuguesa e ainda cidadãos naturalizados e estrangeiros cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada e com residência comprovada há mais de 2 (dois) anos, até ao dia 31 de Dezembro de 2009.
O Concurso Lusófono da Trofa – Conto Infantil – Prémio Matilde Rosa Araújo concederá o Prémio Matilde Rosa Araújo, no valor de € 5000 (cinco mil Euros), para o Melhor Conto e o Prémio Lusofonia, no valor de € 1000 (mil Euros), para o Melhor Conto a ser atribuído a cada país que não seja contemplado com o prémio Matilde Rosa Araújo. A divulgação dos vencedores e a cerimónia de entrega dos prémios serão realizadas no mês de Junho de 2010. O nome dos vencedores será publicado nos sítios da Câmara Municipal da Trofa (www.mun-trofa.pt) e Instituto Camões (www.instituto-camoes.pt) nos cinco dias úteis imediatamente a seguir à cerimónia de entrega dos prémios. O concurso destina-se a cidadãos – escritores ou não - que não tenham qualquer obra publicada na área da Literatura Infantil. Serão admitidos a concurso cidadãos dos países de língua oficial portuguesa e ainda cidadãos naturalizados e estrangeiros cuja situação de permanência no país esteja devidamente legalizada e com residência comprovada há mais de 2 (dois) anos, até ao dia 31 de Dezembro de 2010.
Este projecto, implementado pela Câmara Municipal da Trofa, em parceria com o Instituto Camões é para Joana Lima, Presidente da Autarquia Trofense, “uma iniciativa de extrema importância para a cultura local, que visa valorizar não só o património cultural do concelho, mas também, e fundamentalmente a Língua Portuguesa”.
Instituições envolvidas
Câmara Municipal da Trofa
Instituto Camões
Angola
Centro Cultural Português em Luanda
Brasil
Centro Cultural Português em Brasília
Cabo Verde
Centro Cultural Português na Praia
Centro Cultural Português na Praia – Pólo no Mindelo
Guiné-Bissau
Centro Cultural Português em Bissau
Moçambique
Centro Cultural Português em Maputo
Centro Cultural Português em Maputo – Pólo na Beira
S. Tomé e Príncipe
Centro Cultural Português em S. Tomé
Centro Cultural Português em S. Tomé – Pólo na Ilha do Príncipe
Timor
Centro Cultural Português em Díli
26.11.09
eu avisei
agenda
28 - «bomba», na fundação cupertino de miranda. leitura colectiva de uma narrativa poética inédita, escrita em homenagem a mário cesariny. orientação de isaque ferreira e rui spranger.
*
dezembro 2009
03 - biblioteca municipal de silves
encontro com a comunidade de leitores, acerca do livro «o apocalipse dos trabalhadores»
06 a 12 - júri do festival luso-brasileiro de cinema de santa maria da feira
10 - conversa informal na biblioteca de são joão da madeira, às 21h30
13 - fnac de santa catarina - conferência com o teatro bruto sobre a peça de teatro «cratera - as crianças com segredos» a estrear no dia 16
*
janeiro 2010
7 a 23 - carreira da peça «cratera - as crianças com segredos» pelo teatro bruto, na fundação josé rodrigues / fábrica social, porto
20.11.09
prémio de arte erótica para isabel lhano
19.11.09
18.11.09
governo - agradecimentos
16.11.09
Governo - «Propaganda sentimental» - finalmente a edição disco
11.11.09
9.11.09
com muito carinho, a não perder
19 de Novembro
Igreja de Santiago de Bougado – Trofa
21h00 | Estreia “Anjos de Pijama”
Homenagem a Matilde Rosa Araújo
Meninos Cantores do Município da Trofa interpretam “Anjos de Pijama”
Poemas - Matilde Rosa Araújo | Música - Andreia Pinto Correia
Encomenda da CMT para comemorar “10 Anos a Cantar” dos MCMT
Gravação de CD “Anjos de Pijama” ao vivo
João Queirós (piano)
Tatiana Afanasieva (violino)
José Despujols (violino)
Mateusz Stasto (viola d'arco)
Vicente Chuaqui (violoncelo)
Coro dos Meninos Cantores do Município da Trofa
Antónia Maria Serra (maestrina titular)
Ana Cruz e Teresa Cruz (maestrinas assistentes)
6.11.09
antónio sérgio - a fonte generosa
31.10.09
some people can't draw! EXPOSIÇÃO PROLONGADA!
28.10.09
27.10.09
24.10.09
23.10.09
roma berlim
o melhor concerto dos current 93 do mundo
com david tibet acompanhado pela divina baby dee, por james blackshaw, andrew liles e pelo perfeito baterista alex neilson. uma noite demolidora a cumprir o disco «aleph at hallucinatory mountain» e a acabar com «oh coal black smith».
21 de outubro berlim
o melhor concerto dos sonic youth do mundo
para ouvir o novo «the eternal» metido com «cross the breeze», «death valley 69», «tom violence», «silver rocket», «stereo sancticity» e «shadow of a doubt». não poderia esperar mais. foi demolidor de perfeito e apre, como diz o bruno
19.10.09
15.10.09
14.10.09
um email do rui lage que importa passar a todos
Quando o João Aguardela (Sitiados, Linha da Frente, A Naifa) faleceu no passado dia 18 de Janeiro, à beira de completar 40 anos, deixou incompleto o seu projecto mais pessoal, chamado Megafone, onde procurou fundir a tradição da música popular portuguesa (com destaque para as recolhas de Giacometti, Lopes-Graça e Sardinha nos anos 70) e os ritmos e caminhos da música urbana mais actual. O seu objectivo era ter lançado cinco discos de Megafone, mas não viveu o suficiente para concretizar o quinto. Por essa razão, e com o intuito de homenageá-lo, um grupo de amigos e admiradores decidiu baptizar de Megafone 5 uma série de iniciativas que de alguma forma encorajassem outros músicos a explorar os filões abertos pelo João Aguardela. No imediato existe um site onde, estou certo, não faltarão motivos de interesse, desde os cinco discos de Megafone disponíveis para "download" gratuito, até fotografias, entrevistas, artigos na imprensa escrita, etc., aqui:
http://www.aguardela.com/
Já no próximo dia 4 de Novembro terá lugar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, às 21h, um concerto de homenagem ao João Aguardela com algumas das bandas que ele mais acarinhava: Gaiteiros de Lisboa, Dead Combo e Ó’Questrada, para além de A Naifa, na primeira (e decerto única) actuação sem o Aguardela:
Nesse concerto será anunciada a instituição, com o apoio da SPA, do Prémio Megafone, que “pretende destacar anualmente músicos e/ou entidades que com o seu trabalho contribuam para o presente e o futuro das tradições musicais portuguesas”.
12.10.09
9.10.09
luís filipe cristóvão
*
Louvor e Simplificação de Armando Silva Carvalho
Já não vou escrever uma rosa na janela fechada
que são os teus olhos a querer adormecer junto ao
parque verde da cidade, nem vou ser o novo grande
poeta que tu um dia esperaste que eu fosse:
este poema não é meteorológico mas eu consigo
adivinhar o vento e a chuva todas as manhãs,
tal como conheço os críticos e sei que não sirvo
para gatinhar noutra casa que não seja a do teu coração.
Até tu já adivinhas as tantas coisas que faço
para te inventar um sorriso, e tão fácil me parece
quando o consigo, tanto quanto foi nascer assim,
fora de mão, e para o resto do sempre ter os pés
à margem dos caminhos das certezas. Sim, reconheço:
sou um poeta sem qualidades para os líricos do meu tempo
e só a minha utopia não lamenta as tantas palavras
que desconheço para me dizer de um outro lado.
Não alcancei o fingimento, não sei se vou ou não por aí,
tenho a liberdade livre dos aldeões pacientes,
o sossego de poder acordar junto de ti.
Não exijo mais nada, como te disse,
adivinhei a maneira certa de adormecer
com o barulho aterrador das águas.
mayday porto de esquerda
passei fugazmente perto do mayday porto e julguei, a dada altura, que talvez fosse uma causa em que me quisesse envolver mais e mais porque os princípios basilares de defesa do trabalho e combate da precariedade me são caros, mas foi sempre minha convicção de que uma organização assim tem de ser um movimento de cidadãos e, por isso, absolutamente não partidária. é minha convicção de que um patrão que vote à direita pode ser um patrão decente, cumpridor e generoso para com os seus funcionários (e desses conheço uns quantos), assim como um patrão que vote esquerda pode ser um estupor (e desses conheço mais uns quantos).
fazer do mayday porto um movimento fechado às pessoas de direita, tomando a opção inequívoca de combater politicamente rui rio num tempo de campanha eleitoral é, para a minha sensibilidade, uma incompatibilidade com o espírito mayday.
há muito que retirei do casadeosso o pin de apoio ao mayday porto. tenho agora a melhor prova do meu desacordo. considero que o mayday porto acaba por ser instrumentalizado por uma esquerda, sobretudo bloco/pc, que usurpa assim de uma defesa do trabalho e luta contra a precariedade que devia atender a todos porque diz respeito a todos.
não voto no porto, se votasse, não ajudaria a eleger rui rio. o modo como parece não entender que foi eleito para administrar a coisa pública e continua a entregar espaços dignos da cidade à iniciativa privada, é exemplo do quanto rio não entende o que é do povo e para o povo deve ser gerido. não votaria na direita porque é minha convicção de que apenas as políticas claramente sociais são medidas pelo homem, encontram o homem e afinam a necessidade de combatermos diferenças e oportunidades desiguais. mas as minhas convicções políticas, partidariamente considerando, não devem - até porque são genuínas - ostracizar ninguém, mormente na participação e inclusão plena numa discussão tão elementar quanto a da decência laboral.
que o rui rio vai ganhar, bem, não tenho dúvidas, que o mayday ganharia se se mantivesse focado no que é seu objectivo, não tenho dúvidas também. perde, na minha opinião, o porto duas vezes
obama nobel da paz
tem dois sentidos este mérito:
primeiro, o de reconhecer em obama o sonho pelo aparentemente impossível, manifestamente ajudando a humanidade a dar um passo adiante de preconceitos e a investir novamente numa esperança mais fraterna e claramente menos bélica;
segundo, o de responsabilizar obama por este mesmo sentimento, exigindo que se mantenha coerente com os valores que defendeu e em que nos fez crer. este nobel é um modo de dizer que ainda estamos convictos de que, com óbvias limitações, pode mudar o mundo.
eu, como todos os portugueses, não votei obama, mas hoje, uma vez mais, o meu candidato ganhou. que ganhe com isto força para corrigir as suas iniquidades e americanices e sirva, de facto, como exemplo maior num mundo em que falta mesmo alguém capaz de ser herói.
ok, entendo, o meu candidato obama continua a ser sobretudo um candidato, porque continuamos sobretudo à espera. mas, a votar nele como o mundo anda a votar, é possível que o mandato comece de uma vez por todas e as alterações (boas) se façam finalmente sentir
8.10.09
nobel lobo antunes, já
7.10.09
esta noite
quem não comparecer só pode ser porque foi ao theatro circo ver os belos moriarty que ali, à mesma hora, farão as suas magias
3.10.09
livros - ajuda
Constataram que quer a escola básica, quer a escola secundária, que vai abrir em Janeiro, não têm biblioteca (existe apenas um dicionário de Portuguâs). Igualmente há uma falta quase total de material didáctico e informático. Assim sendo, e de comum acordo com a direcção da escola, decidiram angariar livros,material didáctico e, se possível, informático, a enviar num contentor. Para tal estão a contactar editoras e empresas,assim como pessoas individuais de boa vontade. É nesse sentido que lhe enviamosa este é-mail. Se tem livros escolares (da pré-primária ao 12º ano), livros de histórias, contos ... ou qualquer tipo de material que seja útil numa escola (cadernos,canetas, lápis, borrachas, afias, mapas, atlas, material de desenho, papel para impressora etc) em boas condições e que queira doar, por favor entregue na rua Estêvao Gomes , 25, 11º B, Porto (à Pasteleira) entre as 8 horas da manhã e o meio- dia, de segunda a sexta-feira. ou contacte-nos para este é-mail. "Manuela Cunha" <salvadormanuela1@gmail.com>
Com os nossos agradecimentos em nome da escola de Ontupaia
Manuela e Margaretha
Setembro, 2009
29.9.09
confissão
28.9.09
.
26.9.09
25.9.09
telefone poetria
sos
> A pedido do Agrupamento 1071 dos Escuteiros de Ferreira do
> Alentejo,
> agradeço que façam passar esta mensagem para todos os vossos
> contactos
> de e-mail.
>
> A SARA MARIA ARSÉNIO FRANCO, de 7 anos, residente em Ferreira do
> Alentejo, precisa urgentemente de encontrar um dador de medula com as
> seguintes características:
>
> G.S. - A POSITIVO
> 2ª FASE
>
> HOSPITAL D. ESTEFÂNIA
>
> Contactos: 966 083 327 968 589 896
> Vamos tentar ajudar esta criança a encontrar um dador compatível.
> Basta reenviar este mail e fazer com que ele chegue ao maior número
> de
> pessoas possível.
>
> Talvez possamos salvar a vida à pequena Sara!...
24.9.09
23.9.09
22.9.09
kanukanakina - concerto hoje no diana bar
pub - para ajuda à criança africana - dia 28, passos manuel
Esta Mostra que pretende divulgar a cultura africana através do cinema e documentários de produção local e irá realizar-se de 28 de Setembro a 02 de Outubro no Cinema Passos Manuel no Porto.
Poderão consultar o cartaz em anexo e/ou os links abaixo indicados.
.
15.9.09
«os dias de saturno», o novo romance de paulo moreiras
“No dia 7 de Novembro de 1699, reúnem-se no Convento de Cristo dois grandes amigos alquimistas: Domingos Rodrigues, cozinheiro do rei D. Pedro II e autor do primeiro livro de cozinha publicado em Portugal; e o médico da Casa Real João Curvo Semedo, um dos mais conceituados do seu tempo. Ambos vêm para assistir do terraço do convento a um eclipse do Sol — fenómeno misterioso que dificilmente voltarão a presenciar durante as suas vidas.
Na tarde desse mesmo dia, nas cercanias da vila de Tomar, a escuridão que se abate de repente sobre o mundo precipitará o parto de uma jovem a caminho de casa, cujo filho nasce com uma estranha marca no peito, vista imediatamente como castigo divino e maldição eterna. Mas será, curiosamente, esse sinal raro que aproximará a vida do recém-nascido da dos dois alquimistas e coserá para sempre os seus destinos. Mesmo que o rapaz só o venha a saber muitos anos depois. Quiçá tarde de mais.
Passado numa época de grandes transformações sociais, fausto, riqueza e avanço científico e intelectual, Os Dias de Saturno – do autor do aplaudido A Demanda de D. Fuas Bragatela – é um romance fascinante sobre o amor e a sua impossibilidade, com doses iguais de humor e dramatismo, escrito numa linguagem que torna a sua leitura irresistível. A não perder.”
adam and eve
13.9.09
9.9.09
artes plásticas
REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO
1º PRÉMIO JOVEM DE ARTES PLÁSTICAS - CAE
PINTURA E ESCULTURA
Art.º 1.º Objectivo
O “1º Prémio Jovem de Artes Plásticas – CAE” instituído pelo Centro de Artes e Espectáculos
da Figueira da Foz, em parceria com as Galerias Sacramento - Arte Contemporânea e
comissariado pelo galerista
artistas plásticos contemporâneos a concorrer nas áreas de pintura e escultura.
A exposição do “1º Prémio Jovem de Artes Plásticas – CAE” irá decorrer de 17 de Outubro de
2009 até dia 15 de Fevereiro de 2010.
Art.º 2.º Concurso
Está aberta à participação de artistas nacionais e estrangeiros, até 35 anos de idade a concluir
antes de 31 de Dezembro de 2009.
Cada candidato(a) só poderá concorrer numa única área, com uma única obra.
Art.º 3.º Ficha de Inscrição
1. Todos os interessados devem preencher a ficha de inscrição, da qual constará: nome, morada,
telefone, e-mail, indicação expressa do nome artístico a figurar no catálogo, fotocópia do Bilhete
de Identidade, fotografia actual do(a) concorrente em suporte digital assim como o currículo
resumido.
2. Os artistas concorrentes devem preencher, correcta e completamente, a ficha de inscrição, sob
pena da sua candidatura não ser considerada.
Art.º 4.º Candidaturas
As fichas de inscrição deverão ser enviadas por conta dos artistas bem como a entrega das obras
impreterivelmente até dia 17 de Setembro de 2009, até às 18h00, devidamente identificadas com
o nome do autor e com a indicação “1º PRÉMIO JOVEM DE ARTES PLÁSTICAS - CAE”, para o
seguinte local:
CAE – Centro de Artes e Espectáculos
Rua Abade Pedro
3080-084 Figueira da Foz
Tel.: 233 407200
Horário de funcionamento:
De Segunda-feira a sexta-feira: das 10h00 as 18h00
Art.º 5.º Entrega das obras
1. As obras a concurso devem estar devidamente identificadas no verso e acompanhadas por um
exemplar da Ficha de inscrição completa conforme acima referida, assim como um texto índole
filosófica sobre a descrição da obra, memória descritiva e ficha técnica completa da obra
acompanhada por uma fotografia a cores em formato tradicional e com indicação da posição
correcta da mesma.
2. No momento da recepção das obras será entregue, pelo CAE, um recibo que deverá ser
guardado para proceder ao levantamento das obras no final da exposição.
3. Todas as obras seleccionadas para o “1º Prémio Jovem de Artes Plásticas – CAE” ficam
automaticamente seguras até ao levantamento das mesmas.
Art.º 6.º Preço das obras
1. Deverá ser atribuído pelo autor um preço de venda
2. Da eventual venda das obras, reverterá para a entidade organizadora, uma comissão de 20%
em relação ao preço da obra, para despesas de logística de venda e entrega das obras.
Art.º 7.º Levantamento das obras
1. Nenhuma obra exposta poderá ser levantada pelo seu autor antes do encerramento da
exposição do “1º Prémio Jovem de Artes Plásticas – CAE”, que irá estar patente até dia 15 de
Fevereiro de 2010.
2. Os autores comprometem-se a retirar as suas obras do local de entrega, no prazo de 30 dias
após o encerramento da exposição, ou seja até dia 15 de Março de 2010.
No caso de as obras não serem levantadas dentro do prazo estabelecido, nem for solicitado
dentro desse prazo, por parte dos concorrentes, alguma alteração por motivo de força maior, a
organização reserva-se o direito de lhes dar o destino que entender, nomeadamente a sua doação
a uma instituição de solidariedade social.
3. Os autores das obras não seleccionadas serão notificados e deverão proceder ao levantamento
das mesmas no prazo de 15 dias, ou seja até dia 2 de Outubro de 2009 e sob as condições do
ponto nº 2 do Art.º 7.º, conforme acima referido.
Art.º 8.º Disposições para a categoria de Pintura e Escultura.
2 As obras apresentadas a concurso deverão ter sido realizadas no decorrer do ano 2008 ou do
ano 2009.
Art.º 9.º Especificações Técnicas
1. Na área da Pintura:
Cada Obra não poderá ultrapassar as dimensões máximas de
ATENÇÃO: SE AS MEDIDAS FOREM AO CONTRÁRIO OU SE ULTRAPASSAREM AS
DIMENSÕES MÁXIMAS ACIMA INDICADAS, OS TRABALHOS NÃO SERAÕ ACEITES.
2. Na área da Escultura:
Cada obra deverá ter o peso máximo de
podendo ultrapassar as dimensões máximas de 170x100x120 cm.
A obra deverá oferecer condições de manuseamento e resistência.
ATENÇÃO: SE AS MEDIDAS ULTRAPASSAREM AS DIMENSÕES MÁXIMAS ACIMA
INDICADAS, OS TRABALHOS NÃO SERAÕ ACEITES.
Art.º 10.º Catálogo
1. Será elaborado um catálogo das obras seleccionadas. Cada autor receberá um exemplar do
mesmo.
2. Os autores seleccionados autorizam a utilização de imagens das suas obras, nos materiais de
divulgação deste “1º Prémio Jovem de Artes Plásticas – CAE”, livre de encargos, bem como o
registo fotográfico para o arquivo FGT e o uso das imagens na divulgação das suas actividades.
Art.º 11.º Prémios
1. Será atribuído, independentemente das duas modalidades, um Primeiro Prémio no valor de
5.000,00 € (Cinco Mil Euros).
2. Será atribuído o Segundo Prémio no valor de 3.000,00 € (Três Mil Euros).
3. Será atribuído o Terceiro Prémio no valor de 2.000,00 € (Dois Mil Euros).
4. Poderão ser, ainda, atribuídas Cinco Menções Honrosas, caso o júri decida que tal se justifique.
5. Os artistas comprometem-se em receber o valor dos respectivos prémios, independentemente
do valor da obra.
6. As obras premiadas ficam propriedade da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
7. O Júri reserva-se o direito de não atribuir os prémios, caso considere que nenhuma obra tem
qualidade para ser distinguida.
Art.º 12.º Premiação
de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, no Sábado dia 17 de Outubro de 2009, pelas 17h00.
Art.º 13.º Designação do Júri do “1º Prémio Jovem de Artes Plásticas – CAE”
O Júri de premiação será composto por:
- Um Artista plástico
- Um Professor de Escultura
- Um Professor de Pintura
-
- Um Galerista
- Vereador da cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz.
Art.º 14.º Disposição final
As decisões do Júri são inapeláveis.
Os casos omissos e de interpretação duvidosa serão resolvidos pela organização do “1º Prémio
Jovem de Artes Plásticas – CAE”