7.4.07

smartini - sugar train
página oficial aqui
myspace aqui
distribuição do disco pela compact records aqui
ao vivo aqui

sugar train é o título do longa duração de estreia dos smartini, um projecto de caldas das taipas - ali metido entre braga e guimarães - que prima pelo rock de guitarras ao jeito dos anos 70/80, com referências para gurus como sonic youth, dinosaur jr, the stooges, yo la tengo, entre outros.
são oito temas cantados em inglês que tendem para uma energização fulgurante. amantes do noise, buscam a intensificação das guitarras através de avanços e recuos inteligentes, criados como se fossem investidas de inspecção de terreno e ataque. o resultado é um trabalho de grandes modulações que tanto se adocica como se amarga. muito eficaz nesse resultado, sugar train é o típico disco de rock posterior a sonic youth, um disco que pode apelar a algum tom mais progressivo, mas que resiste sobretudo por aquele espectro de texturas que lhe conferem uma destreza de humores cativante.
em portugal poderemos encontrar nos antigamentes um projecto que se ligará a este pela busca de um certo sónico português, os more república masónica. mas também será possível familiarizá-los com os novos linda martini, por exemplo. neste sentido, é mais uma prova de que o rock propriamente dito está de volta e está em grande força no rectângulo nacional. com nomes como the vicious five, dapunsportif, linda martini, mundo cão, x-wife, e agora os smartini, o país do fado pode candidatar-se seriamente a ser um caso valioso para o rock contemporâneo.
sugar train é uma edição de autor que será posta à venda a partir do dia 16 deste mês com distribuição da compact records.
entretanto, a banda apresenta-o ao vivo no dia 20, n' o meu mercedes, porto, e a 21 no musicbox, lisboa.
podem encontrar pormenores práticos em relação à aquisição e prévia escuta de sugar train nas ligações que acima coloquei.
eis um disquinho para nos alegrar a páscoa, isso sim

2 comentários:

  1. Das musicas que já conheço este é um album que promete!
    Não poderia concordar mais com esta critica ao album.
    Espero que a sua 'visão' se concretize, e que os smartini se tornem numa das novas certezas do rock Portugues e assim consigam, tambem, elevar o nosso rock cada vez!

    eles há muito que merecem criticas destas

    ResponderEliminar
  2. Parece que ultimamente têm aparecido uns sons interessantes em português ou inglês, por aí, entre Braga e Guimarães... Muito bom!
    Obrigado pelo link, Eremitalf!

    ResponderEliminar