13.2.07

dois poemas


um
vou denunciar a tua beleza às forças
do mal. para que sustentem a teoria de
que vens do paraíso ainda defendida pelas
coisas mais puras. e quero ver-te salva a
cada investida, quero ver-te protegida, e
se não forem divinas as forças que te
mantiverem intacta, hão-de ser minhas,
para te suscitar o amor e obrigar a vê-lo
por inteiro no melancólico desamparo do
meu tão cansado e ansioso olhar

dois
vou construir um muro em teu redor e
ficar a ver-te quieta sentada no chão. poderás
encontrar amigos na terra, pequenos bichos que
passeiem por aí e te queiram pousar na mão
por um tempo. vou amar-te em cada segundo
apreciando o teu silêncio e o teu modo paciente
de te veres livre do muro. e vou deixar-te partir
quando, apegada às pequenas criaturas, te apegares
a mim, pequeno no mundo, sem nada, apenas
feito para ti até ao fim
(fotografia da eva malainho - obrigado, eva)

8 comentários:

  1. Sempre a poesia como arma de arremesso contra a fealdade reinante no mundo...

    ResponderEliminar
  2. credo, chiça, que exagero de bonito... ;)

    ResponderEliminar
  3. uma beleza que até "dói"

    sei que não me canso de te ler

    talvez por ter na alma o cheiro a maresia, misturado com o cheiro de terra vermelha, molhalha depois de uma chuva torrencial

    Poeta, ler-te já é um vício

    lena

    ResponderEliminar
  4. obrigado pelos vossos comentários. fico um pouco sem jeito.
    estou numa fase em que me apetecem os poemas assim, delicados, perscrutantes, como faróis acesos para serem só vistos pelos corações mais atentos.
    abraço grande, ou beijos, e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Caro walter>: deixa-me dizer: lindos textos! pequenos gestos de uma beleza: um abraço, Rui coias

    ResponderEliminar
  6. esqueci-me: não sei se já tinha dito: agora também me meti num blog, é este: www.fundamentos-da-passagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. rui, que surpresa. obrigado pelas palavras e que boa notícia a do blogue. já vou tratar de colocar uma ligação no meu cardápio para te acompanhar. boa. bem vindo à blogosfera. estás porreiro?

    ResponderEliminar
  8. olá valter: cá vamos, ok. obrigado! vai dando novas. estou sempre pronto para qualquer projecto de escrita ou ideia. um abraço, rui c.

    ResponderEliminar